Venha investir em Cotriguaçu

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Desestabilização do MT Regional reflete negativamente nos municípios



O coordenador da Frente parlamentar Municipalista (FPM) da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Fonseca (PP), se reúne nós próximos dias com o governador Silval Barbosa (PMDB) para pedir “socorro” aos 15 consórcios de Mato Grosso que atravessam extremas dificuldades, com paralisação de trabalhos e cerco praticamente fechado para andamento de convênios pós eleições. O estopim para o quadro de desestabilização é o MT Regional, que estaria desestruturado, em pêndulo à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf).


A reclamação é geral nos consórcios. Representantes do setor, como a secretária-executiva do Consórcio do Vale do Juruena, Francisca Bertoldo de Almeida, apontam uma situação no mínimo preocupante sobre os trabalhos. Ela diz que a maior parte dos projetos desenhados pelo consórcio tem ficado em posição de inércia em razão da falta de estrutura em alinhamento esperado com o MT Regional. O órgão, em tese, deve figurar como canal de interlocução junto ao governo, sendo a entidade representativa do Executivo para fomentar ações no interior de Mato Grosso.

O consórcio do Vale do Juruena congrega ações nos municípios de Juina, Castanheira, Cotriguaçu, Aripuanã, Colniza e Juruena. Francisca lembra que parte dos trabalhos para viabilização de programas também se dá no âmbito da parceria com a iniciativa privada, mas mesmo esse modelo, tem sofrido os reflexos da falta de respaldo.


Um dos principais obstáculos ocorre porque o governo promoveu mudanças sobre o maquinário destinado às prefeituras, as chamadas “patrulhas”, que auxiliavam a execução de planos como relativos a obras em estradas. A partir da terceirização dos serviços, como relatou a secretária-executiva, houve dificuldade para a continuidade dos projetos. “Os consórcios estão sem apoio para dar andamento aos convênios, de onde vem ajuda para obtenção de recursos e créditos para as ações em parceria com as prefeituras”, explicou.


Ezequiel Fonseca foi categórico ao avisar que o acompanhamento realizado pela Frente junto aos consórcios revela um panorama crítico. Ele aponta o MT Regional como principal cerne da problemática, com problemas que vão desde a falta de estrutura física do órgão à escassez de ações junto aos municípios. Relata ainda outros pontos a serem discutidos com o governador, como a paralisação do projeto que prevê a reestruturação da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer). Governo do Estado, por meio do MT Regional, reconhece necessidade de melhorias. 

Fonte: A Gazeta/ Fotos: Top News    

Nenhum comentário:

Postar um comentário