Venha investir em Cotriguaçu

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Cooperativa de Agricultores é finalista do Prêmio ODM Brasil



A Associação de Mulheres Cantinho da Amazônia – AMCA, também localizada no assentamento Vale do Amanhecer e apoiada pelo projeto Poço de Carbono Juruena, foi uma das vencedoras do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2011. A premiação ocorreu em novembro em Brasília (DF) e com o prêmio, no valor de 80 mil reais, será possível construir a sede da associação.
Em dois anos de funcionamento a AMCA envolve cerca de 90 agricultoras que recebem, em média, 800 reais mensais beneficiando, entre outros produtos, castanha-do-Brasil e produzindo biscoito de castanha. Os produtos são vendidos principalmente à CONAB por meio do seu Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que distribui os alimentos em escolas públicas da região Noroeste de Mato Grosso.
O Projeto Poço de Carbono Juruena é implementado pela Associação de Desenvolvimento Rural de Juruena, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental e tem como um dos principais objetivos apoiar a comercialização de produtos agroflorestais e florestais não-madeireiros.
Projeto Poço de Carbono Juruena

O objetivo central do projeto Poço de Carbono Juruena, executado pela Associação de Desenvolvimento Rural de Juruena (ADERJUR) e patrocinado pelo Programa Petrobras Ambiental, desenvolvido na região Noroeste de Mato Grosso, é demonstrar a viabilidade econômica de sequestro de carbono por meio de Sistemas Agroflorestais – SAFs, que fixam o carbono e geram renda aos pequenos e médios agricultores rurais de forma associada e participativa. A expectativa é que seja um modelo de projeto de desenvolvimento rural e conservação ambiental que tem como alavanca, a futura venda de créditos de carbono. Quinze instituições do Governo Federal, Estado, Município e sociedade civil apóiam esta iniciativa, que já se destaca pelo alcance de seus resultados, demonstrados através do site do SIG e também do seu site http://www.carbonojuruena.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário