Venha investir em Cotriguaçu

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Melhores federais de MT estão fora do Congresso; Ságuas é 1º colocado

FONTE: RDNews / Gabriela Galvão

Ságuas Moraes (PT), secretário estadual de Educação     Quatro parlamentares mato-grossenses se destacaram entre os 201 melhores deputados federais do Congresso em 2011, segundo levantamento feito pelo Núcleo de Estudos do Congresso, do Rio de Janeiro e a revista Veja. O engraçado, contudo, é o fato de nenhum deles estar atuando no Legislativo. Ságuas Moraes (PT), Neri Geller (PP) e Roberto Dorner (PSD), são suplentes e Valtenir Pereira (PSB) está licenciado.
     O estudo levou em consideração como cada parlamentar se posicionou com palavras e votos em relação a questões vitais em tramitação no Legislativo federal. Entre os assuntos estavam a discussão por uma diminuição da carga tributária, infraestrutura, qualidade na gestão pública, combate a corrupção e educação. Aferindo esses fatores, o representante de Mato Grosso que mais se destacou foi Ságuas, que ficou na 97° posição, com uma nota de 4,4.
     O petista, entretanto, está fora do Congresso desde junho deste ano, quando perdeu a vaga de deputado para o tucano Nilson Leitão. Ele conseguiu na Justiça a retotalização dos votos dos candidatos de sua coligação nas eleições 2010, que haviam sido considerados “ficha suja”. Hoje, o melhor deputado federal do Estado, que possui 8 representantes, segundo o levantamento, é secretário estadual de Educação.
Valtenir Pereira (PSB), deputado federal     O segundo lugar ficou com Valtenir, na 105° posição, com 4,3 pontos. O socialista foi o único mato-grossense titular da cadeira que conquistou uma posição no ranking, mas está licenciado até abril do ano que vem. O quarto suplente da coligação, Cabo Juliano Rabello (PSB), está atuando em seu lugar.
     Geller e Dorner, por sua vez, legislaram praticamente o ano todo nas vagas dos titulares Eliene Lima (PSD) e Pedro Henry (PP), respectivamente. Os dois titulares retornaram ao Congresso pouco antes do recesso parlamentar a fim de discutir emendas ao Orçamento Geral da União (OGU) para 2012. Geller ficou em 133°, com a nota 3,6, e Dorner em 151°, com 3,3 pontos.
     No total, foram levados em conta seis grandes eixos afetados de alguma maneira no Congresso por 54 projetos de lei e medidas provisórias. Para ser considerada relevante para o estudo, cada proposição, precisou ter sido apreciada até setembro de 2011.
Eleições 2010
     Ságuas foi eleito por média ao conseguir 88.654 votos nas eleições 2010, mas perdeu a vaga para Leitão, que recebeu 70.958 votos. Já Valtenir Pereira foi o terceiro deputado mais votado de Mato Grosso, com 101.907 votos. Geller ficou na suplência com 45.196 e Dorner com 50.480. Wellington Fagundes (PR) que foi o deputado eleito com o maior número de votos (145.460) e Homero Pereira (PSD), que ficou na segunda colocação com 112.421 votos, sequer aparecem no ranking.

Nenhum comentário:

Postar um comentário