Venha investir em Cotriguaçu

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Bom para visão? Juinense come formigas diariamente – veja o vídeo

É comum onde trabalho ver um colega comer formigas todo dia. Na verdade, ele coloca um copo de chá para esfriar e nesse meio tempo, os insetos atacam. Sem pestanejar, ele consome o chá com os aperitivos. Resolvi então gravar e mostrar para os internautas.
Mas afinal, comer formigas faz bem a visão?
Fatalmente o leitor já deve ter se deparado com essa frase. A explicação é ironicamente mais cômica do que a hipótese: “alguém já viu um tamanduá de óculos?”. Com certeza deve ser bem surpreendente (assustador, não?) se deparar com um tamanduá usando óculos, ou mesmo num oftalmologista reclamando da vista cansada. Mas tudo o que se diz a respeito de comer formigas e ter boa visão é mito. Não existe comprovação científica que aponte a vantagem de se comer formigas.
Provavelmente, a lenda surgiu na tentativa de fazer com que as pessoas não rejeitassem alimentos nos quais formigas tivessem caminhado. Doces ou gorduras visitados por formigas eram facilmente rejeitados pela população e nada como um mito para endireitar a consciência popular.
De fato, muitos povos consideram formigas como verdadeiras iguarias. Venezuelanos, colombianos, mexicanos, africanos e australianos vêem nas formigas um alimento para lá de apetitoso. Não se precisa ir tão longe: nossos ancestrais indígenas brasileiros como os tupis tinham hábito de comer formigas, principalmente tanajuras.
Outra força mítica que impulsiona a crença de que comer formigas faz bem é o fato de os insetos serem o grupo animal mais abundante na Terra. Isso traz a vantagem de nunca faltar alimento, uma vez que uma formiguinha fresquinha sempre é fácil de encontrar. Aqueles que comem formigas costumam comer a região onde ficam os ovos na rainha. Ainda sim o valor nutritivo é muito baixo para afirmar qualquer coisa.
O que você acha disso?


Fonte: Ivan Pereira, JNMT  

Nenhum comentário:

Postar um comentário