Venha investir em Cotriguaçu

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Prefeito de Juína entre os melhores prefeitos de MT, aponta KGM


Quarta pesquisa sobre a avaliação dos prefeitos das 50 maiores cidades de Mato Grosso revela que os gestores dos maiores municípios, como Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Cáceres, estão entre os 10 piores avaliados
EDIMARA FAGUNDES
Pelo quarto ano consecutivo, o prefeito de Água Boa, Maurício Cardoso Tonhá (PR), foi considerado o melhor prefeito de Mato Grosso, liderando o ranking de avaliação dos gestores municipais realizado pela KGM Pesquisas. Maurição, como é conhecido, alcançou o índice de 88,95 de aprovação da população adulta do município. Na pesquisa realizada em 2010, o republicano quase conseguiu a nota máxima, chegando ao patamar de 91,50, numa escala que vai até 100.
No segundo e terceiro lugares, os prefeitos de Sapezal e Lucas do Rio Verde vêm se revezando desde 2009, quando foi feita a primeira pesquisa de aprovação dos gestores dos 50 maiores municípios do Estado, que representam 80% da população mato-grossense. Este ano o peemedebista Jean Carlo Galli, de Sapezal, teve índice de aprovação de 86,25, seguido por Marino Franz (PPS), de Lucas do Rio Verde, com 84,75.
a comparação dos prefeitos pelo critério de bancadas partidárias, o PR emplacou cinco dos 10 prefeitos com as melhores colocações, mantendo a performance de 2010 e 2011.Na atual pesquisa o PR perdeu uma posição porque o prefeito de Sapezal, Cesar Maggi (PR), avaliado nos anos anteriores, foi substituído por Jean Galli, do PMDB. Os demais partidos que figuram entre os primeiros são PPS, PP, PT - com um representante cada -, e PMDB, com dois.Se por um lado a pesquisa mostra o bom desempenho de alguns prefeitos, de outro fica evidente a dificuldade de gestão de outros. O prefeito de Várzea Grande, Tião da Zaeli (PSD), por exemplo, ficou com a pior aprovação entre os 50 prefeitos avaliados.
Nos anos anteriores, entre os períodos governados por ele ou pelo ex-prefeito Murilo Domingos, de quem Zaeli era vice, Várzea Grande sempre ficou nas piores posições, aparecendo em 48º em 2009, e em último em 2010 e 2011.
Já o prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB), também figura entre os piores, mas melhorou uma posição: ele ficou em 48º lugar em 2011 e este ano em 47º. Em 2009 e 2010, seu antecessor, Wilson Santos (PSDB), ficou, respectivamente em 33º e 40º.
CRISE DE TANGARÁ REFLETE NA PESQUISA
O troca-troca de prefeitos atingiu também o desempenho dos prefeitos do município de Tangará da Serra. O município teve um prefeito e um índice diferentes em cada um dos anos pesquisados: em 2009 o prefeito era o presidente da Câmara, José Pereira Filho, o Zé Pequeno, já que Julio Cesar Ladeia e seu vice, José Jaconias Aguiar, haviam sido cassados pela justiça eleitoral. Zé Pequeno ficou em 13º lugar, a melhor posição já alcançada por um gestor da cidade nos últimos quatro anos.
No ano seguinte, em 2010, com o retorno do prefeito e do vice, Júlio Cesar Ladeia caiu para 19ª colocação, e em 2011, com o afastamento de Ladeia pela Câmara de Vereadores, o vice Jaconias assumiu e ficou com a 47ª posição.
Depois da cassação definitiva de Ladeia e Jaconias, e a eleição Saturnino Masson pela Câmara em 2011, este ano o prefeito de Tangará ficou com a 21ª colocação, com uma recuperação de 26 posições.
Em Rondonópolis a situação não foi muito diferente, embora o prefeito tenha sido o mesmo, mas José Carlos do Pátio (PMDB) não agradou muito a população em todos os quatro anos. Em 2009 e 2010, Pátio manteve a 47º, melhorou em 2011, indo para a 38º em 2011, e este ano caiu para 44º. A pesquisa em Rondonópolis foi feita no dia 23 de março, 11 dias antes da sua cassação pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Os prefeitos das três maiores cidades de Mato Grosso - Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis - estão posicionados entre as 10 piores gestões, na opinião dos entrevistados.
Entre os 10 prefeitos com piores desempenhos estão o de Araputanga - Vano José Batista (PP); Nova Olímpia - Francisco Soares de Medeiros (PT); Rosário Oeste - Joemil José Balduino de Araújo (PMDB); Cáceres - Túlio Aurélio Campos Fontes (DEM); Marcelândia - Adalberto Navair Diamante (PR); Poxoréo - Ronan Figueiredo Rocha (PMDB); e São José dos Quatro Marcos - João Roberto Ferlin (PT).
METODOLOGIA
De acordo com a KGM Pesquisas, o Índice de Popularidade dos prefeitos é extraído por meio da aplicação de pesquisas de opinião nos 50 maiores municípios de Mato Grosso, aplicando o mesmo questionário em todos eles.
A KGM cruza os dados de avaliação da administração - numa escala que vai de ótimo a péssimo -, com a nota média atribuída pelos entrevistados de cada cidade ao seu prefeito.
Intitulada Ranking IKGM de Aprovação dos Prefeitos, a pesquisa ouviu 9.895 mil eleitores, no período de 01 de março a 04 de abril.
Confira os gráficos a baixo:
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário