Venha investir em Cotriguaçu

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Ex-ministro da agricultura da palestra em Juína sobre temas para o desenvolvimento do agro-negócio



Aconteceu na noite de ontem no auditório da ASCOM uma palestra ministrada pelo ex-ministro da agricultura Alysson Paolinelli, a palestra voltada para a evolução do agronegócio reuniu centenas de pessoas, entre elas pequenos e grandes produtores.

Paolinelli é um grande pregador da tecnologia tropical brasileira, segundo o mesmo essa tecnologia tem rendido muitos lucros ao nosso país, e agora é a hora de levar essa tecnologia ao interior. “Trata-se da maior inovação que nós tivemos no século XX na agricultura tropical do Brasil. A integração lavoura-pecuária é um instrumento capaz de revolucionar a agricultura brasileira e aumentar ainda mais a competitividade do agronegócio nacional”

Paolinelli também acredita muito na integração da lavoura-pecuária como forma de inibir a degradação ambiental, segundo o mesmo essa integração só trás bons resultados para o produtor. “Desenvolvida pela Embrapa, a integração lavoura-pecuária pode mudar este cenário. Ela consiste na diversificação e na rotação das atividades agrícola e pecuária dentro da mesma propriedade. Por meio desta tecnologia, a fertilidade do solo é corrigida com os cultivos anuais. Consegue-se recuperar e reformar as pastagens degradadas, evitar a erosão e quebrar o ciclo de pragas e doenças da monocultura. O objetivo é produzir pastos, forragens e grãos para alimentação animal na estação da seca. Com essa ferramenta, podemos diminuir o uso de insumos, aumentar a rentabilidade do produtor e reduzir os custos das atividades agrícolas e da pecuária. Mais ainda: valoriza a sua propriedade”.

Segundo o presidente da FAMATO Rui Prado, o objetivo desse ciclo de palestra que teve inicio aqui na cidade de Juína, e ainda deve acontecer nas cidades de Aripuanã, Alta Floresta e São José do Xingu, “é levar aos produtores das localidades mais distantes informações que possam alavancar o desenvolvimento de cada produtor” informa.

O presidente do Sindicato Rural de Juina, Diogo Basílio, acredita que essa palestra é de grande valia para os produtores de Juína. “É muito importante para a classe rural de Juína esse tipo de palestra, principalmente por ser ministrada pelo Paolinelli que tem um grande conhecimento da agricultura brasileira, uma vez que ele foi ministro da agricultura, nos só temos a ganhar com essa palestra”. – ressalta Basílio.

O evento foi uma realização em parceria com a FAMATO, SENAR e Sindicato Rural de Juína.

Fonte: Luguerson Douglas / TV Record de Juína   

Nenhum comentário:

Postar um comentário