Venha investir em Cotriguaçu

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Mulheres na política e a força do voto feminino


Há várias meses, discussões sobre a participação feminina no cenário político brasileiro têm tomado uma proporção fenomenal. No final do mês passado, a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República realizou, em Brasília, a reunião do Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres dos Partidos Políticos, constituído em 2007, tendo entre seus principais objetivos a ampliação da participação política das mulheres nos diversos espaços de decisão. É suprapartidário e reune as coordenadoras e/ou secretárias nacionais de mulheres dos partidos políticos brasileiros, pela primeira vez, presidida pela ministra-chefe Eleonora Menicucci, da SPM. Foram convidados dezesseis partidos políticos e na oportunidade estavam representados doze.

Li a matéria sobre o encontro e aqui destaco duas falas que elenco como interessantes e merece nossa reflexão: a primeira foi da secretária Nacional de Mulheres do PT, Laisy Moriet, dizendo que: ”é preciso pensar a reforma política no país na visão das mulheres”. E a segunda foi da presidente do Secretariado Nacional do PSDB Mulher e vice-presidente do partido em Minas Gerais e Gestora Estadual de Políticas para as Mulheres de Minas Gerais, Eliane Piola, enfatizando que “o desafio é assegurar recursos voltados para as mulheres dentro dos partidos políticos e de ensinar as mulheres a exercerem o poder de vencer”. Pensemos nisto...

Outro fator importante este ano é a comemoração dos 80 anos da conquista do voto feminino, embora sendo minoria em representação política. Somos maioria entre eleitores e podemos decidir as eleições se soubermos exercer corretamente, com responsabilidade e consciência, a cidadania que temos em nossas mãos.

Iniciou a campanha para as eleições municipais. Representamos 71,6 milhões (52% dos eleitores) contra 66,1 milhões de homens eleitores (48%), segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral de março deste ano. Em Mato Grosso a realidade é muito semelhante. Nós mulheres ainda não temos a noção da força do nosso voto. Este certamente fará a diferença. É fundamental que fiquemos atentas às propostas de governo das candidatas e dos candidatos para vislumbrarmos o real comprometimento com as políticas e questões das mulheres.

Autora:   Ana Emilia Iponema Brasil Sotero é professora, advogada, doutoranda em Ciências Jurídicas e Sociais, palestrante sobre violência de gênero, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Mato Grosso e escreve exclusivamente para o blog do Romilson toda sexta-feira - soteroanaemilia@gmail.com - http://facebook.com/AnaEmiliaBrasil

Fonte: RD News

Nenhum comentário:

Postar um comentário