Venha investir em Cotriguaçu

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Gripe H1N1 já matou 3 em MT; frio facilita contaminação

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou, nesta semana, a morte de três pessoas em decorrência da gripe H1N1.

A notificação é de 34 casos, foram confirmados 18 e 16 estão sob investigação.

As mortes foram registradas em Cuiabá, Campo Novo do Parecis (Noroeste) e Paranatinga (Norte).

Os municípios que apresentaram confirmação dos casos foram: Cuiabá (6),Campo Novo dos Parecis( 6),Campo Verde (1), Rondonópolis (2), Várzea Grande (1), Pedra Preta (1), Paranatinga (1).

Os municípios que possuem casos sob investigação são: Rondonópolis (6), sendo que dois evoluíram para óbito e estão sob investigação; Cuiabá (2), Jangada (1), Campo Novo dos Parecis (7).

Segundo dados do Ministério da Saúde atualizados até o último dia 12, o país registra, desde janeiro, 159 mortes relacionadas ao vírus Influenza H1N1. Dois terços dessas pessoas viviam na Região Sul.

Clima favorece

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o clima frio do inverno facilita a circulação do vírus.

A baixa na temperatura em Mato Grosso, durante a última semana, aumenta o risco de contaminação com a doença, segundo a Saúde Pública.

Tratamento

Os médicos de todo o país estão orientados a prescrever o medicamento Tamiflu aos pacientes que apresentarem quadro de síndrome gripal, mesmo antes dos resultados de exames ou sinais de agravamento.

O medicamento, que reduz as chances de que a doença evolua para um caso grave, é mais eficaz nas primeiras 48 horas, desde o início dos sintomas.

Vacinação

O controle da Influenza requer uma vigilância qualificada, somada às ações de imunização anuais, direcionadas aos grupos considerados de maior vulnerabilidade: idosos, crianças, povos indígenas, trabalhadores da área Saúde, gestantes e população prisional.

A principal intervenção preventiva em saúde pública é a vacinação, que contribui para prevenção da gripe, além de apresentar impacto de redução das internações hospitalares, mortalidade evitável e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias.

A vacina é trivalente, previne contra 3 tipos de vírus de Influenza H3N2, H1N1, Influenza B.

Sintomas e cuidados

A gripe se caracteriza pelo surgimento simultâneo de febre e tosse ou dor de garganta, somados a dor de cabeça, dor muscular ou nas articulações.

Lavar as mãos várias vezes ao dia, usar lenço descartável ao tossir e espirrar, evitar aglomerações e ambientes fechados são algumas das formas de evitar a transmissão da doença.

Em 2009, no auge da pandemia de gripe suína, a Região Sul registrou 789 mortes causadas pela doença.

Em todo o Brasil, 2.060 pessoas morreram naquele ano. O fim da pandemia foi decretado em agosto de 2010 pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
 
Fonte: Midia News.

Nenhum comentário:

Postar um comentário