Venha investir em Cotriguaçu

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Projeto sobre Coleta Seletiva Solidaria será desenvolvido em Aripuanã e região

“Se é para o bem de todos e felicidade geral do Vale do Juruena diga ao povo que eu reciclo”

O consócio intermunicipal do Vale do Juruena pretende enviar projeto para a Eletronorte afim da implantação da Coleta Seletiva Solidaria conforme as leis federais 11.445 e 12.305 (coleta de lixo seco e separado, recolhido porta a porta). Inicialmente na Cidade de Aripuanã – MT, a ação será realizada pela Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Aripuanã (ACAMARA).

A implantação do projeto de rede solidaria para coleta seletiva envolverá associações e/ou cooperativas, Câmara Municipal, Prefeitura e comércio local. Sendo necessário, planejamento para cadastramento, organização e suporte técnico para catadores de material reciclável do Vale do Juruena, a se iniciar pelas cidades de Aripuanã, Castanheira, Cotriguaçu e Juruena, com organização de coleta seletiva para desenvolvimento da cadeia produtiva de materiais recicláveis da região.

Para nortear os elementos deste projeto, o consultor ambiental Tony Schuring, conversou com várias pessoas; da Secretaria do Consorcio de Prefeituras do Vale do Juruena, Francisca Bartoldo de Almeida "Chica", o secretario de meio ambiente de Aripuanã, Nelson Takada, o presidente da Câmara de Vereadores de Aripuanã, Jonas Canarinho, e representantes da classe de catadores de material reciclável das seguintes instituições; Cooperativa Mista Agropastoril de Aripuanã (COMMA), Cleonilto Graciano Costa e da ACAMARA, Paulo Sergio Marcelo.

No contesto da conversa foi percebida forte intenção de todos em promover a coleta seletiva na região, pois ambos acreditam que a região entrará em fase acelerada de desenvolvimento nos próximos dois anos com a chegada do asfalto interligando os municípios de Mato Grosso, e ainda contará com instalações de grandes empresas como, por exemplo, Grupo Votorantim e Grupo Vale.

Todo este processo de transformação deverá passar por algumas mudanças nos hábitos e costumes dos moradores do vale do Juruena, como destaque destas mudanças é possível citar a reciclagem através da coleta seletiva solidaria, que traz norteamentos as intenções com as seguintes ações a serem desenvolvidas em prol de catadores de material reciclável:

*Articulação para a contratação de catadores na coleta seletiva;
*Busca ativa para inclusão de catadores no CadÚnico;
*Alfabetização e elevação de escolaridade;
*Qualificação profissional;
*Cadastramento para facilitar acesso às Políticas Públicas ( Saúde, Moradia para os catadores realocados dos lixões);
*Apoio à organização de cooperativas e ou associação de catadores;
*Infraestrutura para a coleta seletiva (galpões, veículos e equipamentos).

Sendo assim, a necessidade neste momento é de arrumar a casa para poder receber melhor os visitantes. “Devemos então concentrar esforços para promover atendimento com a infra-estrutura necessária para o recolhimento e destinação adequada dos resíduos sólidos urbanos. Tendo em vista melhorar os aspectos visuais da cidade de forma agradável, para exploração do turismo de aventura e do turismo rural através de muitos atrativos, como a bacia leiteira e a agricultura familiar” finaliza o consultor ambiental Tony Schuring.

Fonte: Redação: Top News/ Assessoria    

Nenhum comentário:

Postar um comentário