Venha investir em Cotriguaçu

quinta-feira, 28 de março de 2013

Juína - Assembleia Legislativa debaterá ampliação da Terra Indígena Enawenê-Nawê

Assembleia Legislativa debaterá ampliação da Terra Indígena Enawenê-Nawê
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso realiza, na próxima segunda-feira (01.04), audiência pública em Juína para debater a ampliação dos limites da Terra Indígena Enawenê-Nawê. As discussões acontecerão às 17h na Associação Comercial (Ascom) daquele município e contará com a presença da  bancada federal mato-grossense.

O evento, segundo o parlamentar estadual, marcará a primeira manifestação contrária à criação da reserva – que avançará sobre os municípios de Brasnorte, Juína e Sapezal – afim de que se evitem conflitos e, consequentemente, a ‘calamidade social’ decorrente da desintrusão dessas áreas, a exemplo do que ocorreu na Suiá-Missú

“A confirmação de que a Funai pretende ampliar os limites da Terra Indígena Enawenê-Nawê mobilizou a classe política mato-grossense que tenta barrar o novo processo de demarcação, onde deverá ser atingida uma área com mais de 600 mil hectares”, explicou Dilmar.

Dal’Bosco salienta que a nova demarcação inviabilizará a economia dos municípios atingidos, pois estes já possuem mais de 60% de sua área tomada por reservas indígenas. Ele destaca ainda,  que as terras  em estudo foram adquiridas do Estado pelos produtores rurais  e depois  homologadas pela União.

“A população não pode simplesmente ser despejada, como se tivessem ocupado de forma irregular. Contamos com a participação maciça da sociedade, para criarmos um movimento forte junto a Câmara Federal, pois os estudos para ampliação da área indígena estão em fase fina, e o pânico já se instalou entre os produtores”, ressaltou.

De acordo com os produtores rurais a ampliação fere as condicionantes definidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) durante a demarcação da Reserva Raposa do Sol, em Roraima, quando ficou definido que áreas homologadas não poderão ser ampliadas.

O QUÊ?Audiência Publicar para debater a ampliação dos limites da Terra Indígena Enawenê-Nawê
QUANDOSegunda- feira (01.04)
ONDE? Associação Comercial de Juína
HORAS?17h

Fonte: Raphaella Padilha/ Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário