Deputado estadual intervém junto a Secretária de Transportes e Pavimentação Urbana para melhorar tráfego de veículos com bois abatidos na JBS.
Por intervenção do deputado estadual Airton Português (PSD), a planta do JBS Frigorífico em Juruena (830 km de Cuiabá) volta a funcionar até no final de maio. A unidade de produção bovina fechou no dia 30 de novembro por causa das más condições da rodovia BR-174.
Apesar de ser uma estrada federal, Português conseguiu através de parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Transportes e Pavimentação Urbana (Setpu), e Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) a restauração da estrada para conseguir que o frigorífico mande bovinos abatidos para São Paulo.
Há cerca de um ano o trecho de 110 quilômetros entre Juruena e Castanheira era estadualizado, mas passou a ser federal. O fechamento da planta da JBS foi ocasionado pelas más condições da estrada. Antes de parar a atividade, o frigorífico tinha cerca de 400 funcionários em atividade, que ficaram desempregados.
Agora, além da reabertura da planta, a direção do frigorífico já anunciou que vai ampliar a oferta de emprego com a instalação da unidade de desossa, que vai gerar mais 100 vagas para a população de Juruena e municípios próximos.
Com essa unidade, o frigorífico vai exportar a carne separada e embalada a vácuo. Dessa forma, o transporte torna-se mais seguro, já que antes os caminhões levavam bandas inteiras de gado. Com a estrada em condições precárias, os veículos tombavam por causa do balanço da carga.
PARCERIA
O Estado, por meio da Setpu, e as prefeituras de Juruena, Castanheira e Juruena vão fornecer 10 caçambas, duas motoniveladoras, uma retroescavadeira, tipo PC, e um veículo de abastecimento. A previsão é de que as obras comecem ainda em abril.
Como se trata de uma ação emergencial, as máquinas serão logo liberadas, mas o asfaltamento vai depender de entendimento entre a Setpu e o Dnit, já que haverá licitação para pavimentar a rodovia federal.
Na quinta-feira haverá reunião com um dos diretores da JBS Marco Bortolon para saber data de quando a unidade de produção retoma trabalhos de abate e processamento de carne.
Na avaliação do deputado Português, essa intervenção política resolveu uma situação que poderia provocar desemprego em Juruena. “Com esse trabalho, conseguimos reativação da planta do frigorífico e ainda ter perspectiva de gerar mais 100 postos de trabalho”, afirmou o deputado.
Além do deputado Airton Português, participaram da reunião o ex-prefeito de Juruena e atual presidente do Sindicato Rural, Bernardino Crozetta (PR), o atual prefeito Cicílio Rosa Neto (PMDB), e os vereadores Sérgio Casagrande (PR), Alexsandro Gomes (PSB), Luiz Fernando, que é assessor parlamentar do senador Blairo Maggi, e o prefeito de Juína, Hermes Bergamim (PMDB).
Fonte e foto: Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário