Venha investir em Cotriguaçu

sexta-feira, 1 de junho de 2012

UPA de Juína passa a atender a população



A primeira ‘UPA’ 24 horas do Estado de Mato Grosso em pleno funcionamento é a de Juína, que apartir de hoje sexta-feira (01.06) passa a atender normalmente os pacientes de urgências e emergências.

O ato que marcou o início das atividades de atendimento aos pacientes, aconteceu na manhã de hoje com a presença de autoridades municipais, entre secretários e vereadores, igrejas, católicas e evangélicas, além dos servidores da saúde e população.

A Unidade de Pronto Atendimento de Juína foi inaugurada oficialmente no dia 9 de maio pelo governador de Mato Grosso, Silval Barbosa. A obra é do Governo Federal em parceria com o Estado e Município. Os equipamentos que serão utilizados na UPA foram adquiridos pela prefeitura municipal, onde foram gastos aproximadamente R$ 600.000,00 (Seiscentos Mil Reais).

O prefeito Altir Peruzzo, acredita que essa é uma das obras mais importantes na saúde para a comunidade.

- Talvez seja a principal obra dessa gestão para a comunidade, o efetivo do funcionamento vai prestar um excelente serviço, com estruturas novas, novos equipamentos e novos profissionais, além de facilitar o atendimento no hospital municipal – lembrou.

A partir de hoje, toda urgência e emergência e o atendimento de observação, serão feitos na UPA 24 horas, localizada na Avenida dos Beija Flores, bairro módulo -4, aos fundos da feira municipal.

Apesar do Estado de Mato Grosso não fazer o repasse da saúde que ultrapassam 1,5 milhão e meio de reais, a saúde pública em Juína vem caminhando, oferecendo um serviço de qualidade aos pacientes.

“Nós temos dificuldade de manter em dia nossos compromissos, sobre tudo na área na saúde devido o alto custo que ela tem, ainda mais sem o repasse do governo que não faz ao município. Temos ouvidos promessas dos repasses que deverão ser feitos, mais até agora isso não aconteceu, mesmo assim temos conseguido manter um atendimento de qualidade, dentro de nossas limitações. Acredito que dentro da realidade de Mato Grosso, a saúde de Juína não seja a melhor mais talvez uma das melhores” – apontou Peruzzo.

A Secretária Municipal de Saúde, Elisete Araújo, foi homenageada na cerimônia pelos servidores da saúde, durante entrevista ela reafirmou o compromisso do atendimento da UPA com a comunidade.

- É uma estrutura preparada para atender a população. A UPA tem esse papel de salvar vidas de amenizar as dores. Quando não puder atender aqui, o paciente será encaminhado para o hospital municipal, porque lá também tem uma grande equipe’ – ponderou.

Participaram da cerimônia de abertura oficial de atendimento da UPA a população, os vereadores João Batista Leite Gomes, Francisco de Assis Pedroso e Nadiley Soares Teixeira. O diretor da UPA Ademir Castro, a vice-prefeita Joselina Moraes, e a esposa e filho do Médico Clidionor dos Santos, que faleceu no início do ano, também estiveram presentes na solenidade.

A UPA de Juína se chamará Clidionor dos Santos em homenagem ao Dr. Santos.

Fonte: Marcos Di Perez / TV Record de Juína   

Nenhum comentário:

Postar um comentário