Venha investir em Cotriguaçu

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Sindicato fecha acordo trabalhista com empresa de manejo florestal de Colniza



O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Madeireiras de Juína e Região (STIMAJUR) fechou acordo trabalhista com a Fazenda Florestal Santa Maria, localizada no município de Colniza, a maior área privada de manejo sustentável do Mato Grosso.

De acordo com o Presidente do STIMAJUR, João Alves da Luz, as negociações vêm se estendendo há mais de 60 dias e culminou por fechar um acordo que beneficiará os trabalhadores daquela empresa. Situada dentro da Amazônia Legal, a Fazenda Florestal Santa Maria ocupa 71.713,9590 hectares de floresta nativa, à margem direita do rio Aripuanã, a 25 km de Colniza, norte do Mato Grosso.

Durante período de safra, aproximadamente 80 trabalhadores se dedicam exclusivamente a retirada da madeira e chegam a exercer uma carga horária que vai de 08 a 10 horas por dia. Mesmo o proprietário da fazenda residir no estado de São Paulo, ele abriu as portas da propriedade para que o STIMAJUR vesse a real situação e firmado o acordo.

“Fechamos um acordo de banco de horas e também de melhoria para esses trabalhadores na Florestal Santa Maria”, disse. “A pedido deles nós fomos até a fazenda e dessa forma, querendo trabalhar certo, eles procuraram o Sindicato para ver o que pensávamos e o que queríamos para a melhoria do trabalhador, além de poderem conhecer a entidade com relação ao trabalho que é prestado, já que da forma que estavam trabalhando poderiam sofrer ação trabalhista por exercer as atividades em desacordo com a legislação trabalhista”, explicou João.

O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Madeireiras de Juína e Região (STIMAJUR), João Alves da Luz, ressalta ainda que a aproximação houve e terminou por fechar ata e firmar um acordo com a empresa em outros aspectos de melhorias, como por exemplo, no transporte desses trabalhadores que estava ocorrendo em cima de duas caminhonetes.

“Eles se comprometeram a comprar um ônibus e também em contratar um Técnico de Segurança do Trabalhado, além de adquirir equipamentos de primeiro socorros, para o caso do trabalhador vir a ser picado por alguma cobra, ser atingido por algum galho na floresta ou qualquer tipo de acidente. Esse técnico é para conscientizar o trabalhador a usar os itens de segurança, como botina, capacete e outros”, revelou.

Foi acertado ainda salário para período de safra e que, além disso, cada trabalhador ganhará duas cestas básicas, sendo uma no natal. “A empresa precisa desses trabalhadores que trabalham um pouco a mais, em torno de 10 horas, para ajudar o patrão na produção e em contrapartida eles (a empresa) precisam reconhecer que os trabalhadores necessitam ganhar um pouco mais. Diante disso foi feita uma assembleia com os trabalhadores e mostramos as intenções do sindicato em auxiliá-los”, disse.

A ata da reunião foi fechada e assinada e de agora pra frente o sindicato irá acompanhar para ver se a empresa irá mesmo cumprir com o combinado. “A fazenda é considerada uma das maiores da região e é um fruto colhido de um trabalho de bastante tempo. Sempre tivemos o cuidado na hora de lidar com os madeireiros, o STIMAJUR foi o primeiro sindicato a chegar lá para atender os trabalhadores. Lutamos para que o empresarial compreendesse a nossa mensagem com referência aos direitos do trabalhador e agora estamos colhendo esses frutos”, finalizou.

Fonte: Assessoria de Imprensa do STIMAJUR   

Nenhum comentário:

Postar um comentário