Venha investir em Cotriguaçu

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Campos: estradas estão sucateadas

O caos nas estradas em Mato Grosso já foi levado ao Senado Federal pelo senador Pedro Taques (PDT) e agora Jayme Campos (DEM) também alertou os congressistas sobre a situação. Em discurso, o parlamentar afirma que os problemas na infraestrutura estão prejudicando o setor produtivo, que dá sustento a região e contribui nacionalmente para economia.

No entanto, o democrata não citou o governador Silval Barbosa, como fez o pedetista, e pediu diretamente à presidente Dilma Rousseff que os programas de investimentos, prometidos pelo governo Federal, sejam executados. Ele lamentou que até o momento a situação tenha sido tratada com descaso.

“Em que pese o que nós produzimos nessa região do País, temos pagado muito caro por não termos obras de infraestrutura” – reclamou o senador”. Ele lembrou ainda que o agronegócio, principalmente o referente ao Estado, tem garantido números positivos para o Produto Interno bruto (PIB) brasileiro e elevado os índices.

Campos denuncia que as estradas da região estão sucateadas, as ferrovias não saem do papel, os portos para onde a produção é levada estão estagnados e a possibilidade de hidrovia – que contaria com o enorme potencial hídrico do Centro-Oeste – não é levada adiante. Para o senador, este descaso do governo Federal impede o crescimento do setor, por mais que os produtores invistam em seus negócios.

As estradas em tempos normais já são consideradas um ‘desastre’, mas com o período chuvoso tornam-se intransitáveis, a exemplo do que está sendo visto em trechos na MT–170 entre Juruena a Aripuanã, a rodovia MT-100 de Ribeirãozinho a Alto Araguaia e de Barra do Garças a Araguaiana.

A situação das rodovias já foi criticada também pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva, e pelo presidente da Federação de Agricultura e Agropecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado. Ambos condenam a péssima atuação do governador Silval Barbosa (PMDB), que não executou medidas de preparo das vias anteriormente ao período chuvoso.

Apoio - Os senadores Casildo Maldaner (PMDB-SC) e Ana Amélia (PP-RS) concordaram com a necessidade de investimento federal em logística para dar suporte à produção agropecuária do País. Ambos são de estados em que o agronegócio tem participação significativa na economia e concordam que de nada adiantam os investimentos do produtor da “porteira para dentro”, se do lado de fora a falta de infraestrutura acaba por comprometer a produtividade e competitividade. (PV)
Fonte: Diário de Cuiabá

Nenhum comentário:

Postar um comentário