Venha investir em Cotriguaçu

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Nortão: SEMA inspecionará 20 municípios com sinais de desmates ilegais

Os técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) começam, amanhã, monitoramento aéreo para levantar as coordenadas geográficas dos desmatamentos ilegais em um polígono de aproximadamente 9 milhões de hectares em municípios na região de Sinop onde a situação "é mais critica" como Santa Carmem, Vera, Feliz Natal, Nova Ubiratã e Cláudia. Vão ser fiscalizados 20 municípios.
 
O secretário de Meio Ambiente, José Lacerda (PMDB), disse que algumas áreas devem ser "autuadas e embargadas. Não vamos permitir o desmatamento ilegal", afirmou, ao comentar os números divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) que os alertas de desmatamento ilegal subiram 26% nos últimos sete meses, de agosto de 2012 a fevereiro passado, em comparação com ao mesmo período anterior.

Será assinado Termo de Cooperação Técnica com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESP) e Ministério Público Estadual para reforçar a fiscalização e será instalada a Delegacia Especializada do Meio Ambiente (DEMA), dentro da SEMA, o que vai agilizar o procedimentos judiciais e diligencias repressivas ao desmatamento ilegal e atividades contra o meio ambiente.

De novembro do ano passado o fim de março a Sema autuou e embargou quase 6 mil hectares ( 5 mil 942 hectares) desmatados ilegalmente, em áreas passíveis de desmatamento (mas que não possuíam autorização), áreas de reserva legal, de preservação permanente e de exploração seletiva. Nesse período foram emitidos 30 autos de infração, 20 termos de embargo e 12 autos de inspeção, informa a assessoria.

Fonte: Só Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário