Venha investir em Cotriguaçu

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Vem aí o 5º torneio leiteiro do município de Cotriguaçu


Foto Reprodução
A Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Agricultura, Consórcio Vale do Juruena e Comissão Organizadora que é composta por empresários, estão acelerando os passos para a realização do 5° Torneio Leiteiro de Cotriguaçu, que acontecerá entre os dias 22 a 25 de agosto no Parque de Exposições.

A Prefeita Rose (PMDB) e o vereador Irmão Valdivino (PSC), apresentaram recentemente um projeto de Lei Municipal que institui a 3ª semana do mês de agosto como, “A Semana do Produtor de Leite”, devendo ser comemorado anualmente. O projeto foi à votação e teve unanimidade em sua aprovação pelos vereadores do município.

A data do 5º Torneio Leiteiro foi agendada durante uma reunião na Câmara de vereadores na última sexta-feira (14/06), onde contou com a presença maciça de produtores. Em pauta, esteve a atualização do regulamento.

Para 2013, a Prefeita Rose garante a isenção da taxa a ser paga no ato da inscrição, onde os produtores não terão custos para fazerem suas inscrições. Segundo a secretária Aline Prange, as inscrições para o torneio já estão abertas e podem ser feitas pelo produtor de leite na sede do Consórcio. Cada produtor poderá escrever até duas vacas e dois ordenhadores.

Durante os dias que antecedem o torneio, uma equipe técnica estará visitando as propriedades rurais para a coleta de sangue e realização dos exames. Conforme o Médico veterinário, Israel Junior Teza, os animais participantes não devem apresentar nenhum tipo de doença. O exame tem a validade de 60 dias e devido a isso serão feitos a partir do dia 1º de Julho. Após o exame, o animal será marcado com um brinco para que não corra o risco de haver engano no momento em que for participar do torneio.

“Nós estaremos coletando o sangue dos animais para o exame de brucelose e tuberculose. Os exames são necessários para que em caso de resultado positivo os animais sejam descartados do torneio” explicou Junior. O casal, Junior e Helen Teza, contam ainda estarem felizes em poder participar, contribuindo com o patrocínio dos exames, evitando assim gastos para a organização.

O objetivo é de atrair um grande número de participantes. O convite da equipe organizadora se estende a todos os produtores do município, bem como a sociedade de forma geral, esperando contar ainda com a participação da imprensa da região durante os quatro dias de festa. “Nosso objetivo é melhorar o manejo e a alimentação do gado, além de aumentar a produção leiteira, então contamos com a participação de todos os produtores, pois a festa será deles” assegurou a Prefeita Rose.

Outro objetivo é adquirirem patrocínio junto ao comércio local. O evento também contará com praça de alimentação e vendas de bebidas, para atender o público que for prestigiar a festa.
A premiação esta por ser definida. Os organizadores estudam a possibilidade de haver a escolha da “Rainha do Leite” durante o 5º torneio leiteiro de Cotriguaçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário