Venha investir em Cotriguaçu

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Artigo - As eleições de 2012 e o envolvimento dos munícipes

José Patrocínio

José Patrocínio   Os preparativos para a eleição municipal de 2012 já começaram. Ao todo somam no Brasil 29 partidos - já inclusos os novos PSD (Partido Socialista Democrático) e o PPL (Partido Pátria Livre) -, que disputarão o pleito eleitoral que se avizinha. Não muito diferente das demais unidades federativas, em nosso Estado a movimentação é intensa, não só no âmbito interno dos partidos buscando ampliação de espaço e de comando, mas também no diálogo constante entre as diversas agremiações partidárias objetivando a formação de coligações.
    O Tribunal Superior Eleitoral, por força da lei eleitoral, já vem realizando audiências públicas com os delegados ou representantes dos partidos políticos, principalmente levantando questões omissas ou dúbias da legislação eleitoral, a fim de editar resoluções até 5 de março de 2012, para que os partidos, coligações e pré-candidatos conheçam de antemão as regras do jogo previamente as convenções.
    Se a Justiça Eleitoral já vem ao longo do tempo cumprindo sistematicamente a sua missão de assegurar os meios efetivos para garantir a sociedade a plena manifestação de sua vontade, através do livre exercício do direito de votar e ser votado, cabe aos partidos políticos - passou da hora -, através de seus representantes oferecer programas de ação concretos e viáveis destinados à satisfazer o interesse da população.
    O pleito a disputar é municipal e cabe aos munícipes ficar atentos em relação aos nomes escolhidos pelas siglas partidárias para a eleição de prefeito, vice-prefeito e vereadores. É preciso olhar clinicamente ao nosso redor, tentar sentir a cidade, suas mazelas, problemas e necessidades, não importando se seja um grande pólo ou uma pequena cidade do interior distante do grande centro. Os problemas podem ser diferentes, porém todos os cidadãos e cidadãs têm o direito de viver e morar bem. Não deixe de discutir com seus familiares, vizinhos e agregados sobre a disputa eleitoral municipal que se aproxima, você é parte integrante do tecido social, a sua participação pode contribuir para o melhoramento da sua rua, do seu bairro e da sua cidade.
     É lamentável dizer isso, mas ultimamente nada daquilo que se oferece ao povo no pleito eleitoral é concretizado face as ingerências e negociações impuras realizadas sem o conhecimento da população, tendo isso reflexo em nosso bem-estar, para tanto - mais do que nunca -, é necessário o envolvimento de todos os segmentos sociais forçando um compromisso dos futuros candidatos que priorize uma administração pública comprometida com os desejos dos cidadãos e cidadãs e não com interesse ocultos - regra geral mercantis -, cuja conta será apresentada pós eleição.
     O momento é agora. Estamos ainda em 2011, logo será 2012. Se você é filiado a algum partido político, participe das reuniões, das eleições e dos debates internos produzidos. Isso faz enriquecer o processo democrático. Não se esqueça, as forças políticas partidárias já estão se movimentando em processo acelerado, porque o calendário eleitoral é curto e exige ações rápidas.
     A sua, minha, nossa cidade, precisa de todos para efetivar uma ação planejada para a construção ou reconstrução de uma urbe que gere riquezas, educação integral, espaço assegurado para o lazer, segurança, mobilidade urbana, saúde e ofereça serviços públicos de alto nível condizentes com os impostos pagos por todos os contribuintes.
    José Patrocínio de Brito Júnior é advogado, professor universitário e escreve exclusivamente para o blog do Romilson às quintas-feiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário