Venha investir em Cotriguaçu

segunda-feira, 12 de março de 2012

Cotriguaçu - Secretário de obras e infra-estrutura concede entrevista

O Secretário de obras e infra-estrutura do município de Cotriguaçu Sr. Roque Luiz Fernandes “cutia” concedeu entrevista na manhã de hoje (12-03) a toda população cotriguaçuense através da rádio Arco Iris, as perguntas ficaram por conta do radialista e assessor de imprensa da prefeitura Gilvã Hoffmann “Picco”.
Segue abaixo na íntegra a entrevista
Repórter: Questão de estrutura física e funcionários que a pasta possui hoje?
Secretário: Hoje contamos com aproximadamente 25 funcionários e nos próximos dias estaremos contratando mais, devido o início do período de estiagem, mexendo com asfalto, caminhao pipa, portanto nos próximos dias será feito um seletivo para contratar novos funcionários. Hoje estamos com duas equipes de maquinários, uma aqui na sede do município e outra no distrito de Nova União, juntando as duas equipes são 06 caminhões caçamba, 04 patrolas, 02 tratores esteira, 02 retro-escavadeiras, e uma PC.
Repórter: Na temporada de chuvas que se encontramos agora, qual a maior dificuldade, o que mais exige a atenção da secretaria?
Secretário: Nessa época devido as chuvas a correria é muito intensa, muito grande, estamos se deslocando para várias linhas com caminhão carregado de prancha, fazendo alguns bueiros e estivas que devido o início do período escolar tem dado muito problemas. Mas estamos na medida do possível tentando solucionar e não deixando nenhuma linha isolada no município.
Repórter: Algumas críticas surgem no município de que a secretaria não tem feitos os trabalhos, diga para a população as atividades da secretaria neste momento?
Secretário: Nesse momento estamos la na cedére nove, dando suporte lá no início de um atoleiro onde um ônibus escolar caiu em um buraco, outra equipe na cedére três fazendo o cascalhamento de morros e construindo pontes, ai voltaremos para a linha entre rios fazendo bueiros e principio de um atoleiro, ai estaremos subindo para a sede do município.
Repórter: Existe algum ponto crítico que está intransitável no município, lugar onde não tem passagem?
Secretário: Não, de maneira alguma, só se abriu atoleiro de sexta-feira para cá, pode acontecer o seguinte um dia de chuvoso deixar morro liso, nem na BR e nem nas estradas vicinais existe nesse momento ponto intransitável.
Repórter: A população tem feito a cobrança junto à secretaria?
Secretário: Com certeza temos a disposição o telefone da secretaria e os próprios funcionários têm ouvido as reclamações e trazidas até minha pessoa.
Repórter: Esse ano esta chovendo mais que outras temporadas?
Secretário: Olha não sei dizer se esta chovendo mais, mas as chuvas não têm dado trégua desde o mês de outubro de 2011.
Repórter: A sede tem muito buraco, o que leva a isso, faltou serviço de qualidade antes, ou o que leva a hoje enfrentarmos esses problemas?
Secretário: Veja bem, quando eu assumi a secretaria a praticamente um ano atrás, os buracos eram maiores, então conseguimos resolver muito com aterramento, a questão de trabalhar na sede é muito séria, porque, é fio de luz por cima, é rede de água e esgoto por baixo, então devido a isso a dificuldade é muito grande, o trabalho que precisa ser feito dentro da cidade, e isso eu já conversei com o prefeito e estamos providenciando é alguns bueiros, alguns tubos, e fazer um trabalho de aterramento, agora quando iniciarmos a construção de asfalto que vai ser agora no fim do período chuvoso, vai pegar o cascalho que será retirado dessas ruas que serão asfaltadas e vamos levantar os períodos mais críticos, mas como o período chuvoso é muito intenso você não tem como mexer, por exemplo, tem um buraco em rua tal, se eu for mexer eu vou arrumar dois problemas, porque ambos os lados tem cercas e o buraco é bem mais baixo, então tem outro problema, na hora em que eu resolver levantar esse buraco, o morador vai ter que adequar à entrada dele ou o buraco vai ficar então será feito um trabalho de conscientização entre a secretaria e o morador para assim sanar os problemas nos próximos períodos chuvosos.
Repórter: O Senhor é vereador licenciado, temos nove vereadores e a frente da câmara de vereadores esta terrível a situação da rua, o que o senhor tem a dizer sobre isso?
Secretario: Ali temos um projeto de recuperação de asfalto que será feito na Avenida 20 de Dezembro, de imediato será feito do trajeto entre a prefeitura até a retificadora (saída para Colniza), mas em frente da câmara tem um problema onde foi feito um aterro na área em frente e não deixou de certa forma uma vazão de água da avenida em frente a câmara, então terá que fazer um sistema de drenagem para a água sair por baixo.
Repórter: A questão da parte do lixo, como se encontra essa situação?
Secretário: Como temos um caminhão só e a demanda é muito grande, colhe-se todo dia no centro e nos bairros a cada dois dias, sempre pedimos aos funcionários para dar uma atenção especial sempre com respeito ao cidadão.
Repórter: Pergunta do ouvinte J. C., arrumar as estradas da linha progresso devido à necessidade de passagem dos ônibus escolares, esta difícil o acesso. O secretário tem visitado essa linha?
Secretário: Eu passei tem a uns 10 dias fomos fazer um bueiro na linha que vai para a fazenda do P. B. que é conhecido na região lá, e é aquilo que eu digo sempre, os atoleiros têm como evitar, os buracos não têm então eu peço um pouco de paciência que assim que der um período de estiagem estaremos patrolando. Estive uma conversa com o prefeito onde falei para ele, que vamos começar a patrolar cedo agora, então vai acontecer o seguinte, vai dar mais umas chuvas e a gente quer pedir à população que nos dias que chover evitar trafegar com veículos pesados caminhão de boi, a seca vem muito rápida, então temos 40-60 dias para patrolarmos uma estrada antes de secar muito, porque depois seca muito e ai só se faz pó. Quando assumi a secretaria estávamos com uma patrola e hoje tem três aqui na sede do município, estive conversando com o secretário de Administração Alexandre e vamos locar uma patrola para dar um suporte para podermos trabalhar e de certa forma estamos solucionando o problema. Hoje temos três patrolas prontas para o serviço paradas ali no pátio, uma ta no cedére 02 e cedére 03 cascalhando uns morros.
Repórter: Pergunta da ouvinte M. A. a respeito da iluminação pública que se estende da câmara municipal até a chácara dos idosos, a rua esta sem luz e também tem muito mato. A questão da iluminação pública como esta sendo solucionado esse problema em toda a cidade?
Secretário: Contratamos um funcionário só para estar cuidando da iluminação pública e já esta trabalhando há uma semana conosco e tem se esforçado, mas isso ainda vai demorar um pouco para ir solucionando esse problema e o telefone para contato para questão de iluminação pública é o 3555-1668 que o funcionário estará anotando as reclamações.
Repórter: Uma ponte que já tomou conhecimentos em cidades vizinhas, ela que já esteve ai em sites, blogs. A questão da ponte na entrada da cidade que é motivo de muita reclamação de muitos munícipes e também os buracos em frente ao mercado C. N. o que pode ser feito emergencial e o que será feito depois?
Secretário: Olha quando essa ponte caiu, eu chamei o prefeito e disse que teria que ser feito uma ponte nova, e já tínhamos o projeto de fazer umas galerias ali, então o que foi feito, tanto que já foram licitadas essas galerias e nos próximos dias estaremos fazendo três bueiros de 1,20m cada um, colocado ali e será feito uma base de asfalto até a curva. Eu sei que não fiz uma ponte de qualidade, mas jamais aquela ponte vai cair, fiz as sinalizações dela, infelizmente eu tenho o conhecimento de dois cidadãos que caíram lá, mas a população pode ter certeza que a ponte não vai ficar assim, a população pode ter certeza que parou o período chuvoso, vamos pegar com vontade e deixar o trem pronto, e a questão dos buracos em frente ao mercado C. N. se o mês de novembro fosse normais iguais outros anos, teríamos concluído o asfalto ali, como o mês de novembro não parou de chover, não deu tempo de fazermos, então vou dar uma amenizada agora nesses buracos, até o material já esta na secretaria, eu não estou com nenhuma máquina hoje, hoje seria o dia ideal para se fazer isso, mas acredito que amanhã ou depois o maquinário estará chegando e assim que o período chuvoso passar vai rancar aquilo ali, população pode ficar tranqüila, nós vamos fazer o asfalto novo ali, assim como foi feito em frente os correios para ajudar o comércio.
Repórter: Eu gosto muito de falar das belezas e qualidades do meu município e fico muito feliz quando posso dizer isso e para que eu tenha a felicidade em destacar isso em mais momentos, a gente precisa de uma cidade limpa e eu como munícipe e aproveito aqui a oportunidade em estar com o secretário, à questão dos entulhos, arvore a questão da limpeza, como esta sendo feita, qual a visão sobre isso?
Secretário: Semana passadas já coletaram um pouco, estava de difícil acesso onde íamos descarregar isso que é la no antigo lixão, mandei o esteira lá, limpou o local para estarmos descarregando e a partir do dia 18 agora vamos começar a fazer uma limpeza, mas o que eu quero dizer para a população é o seguinte, o que acontece muito é que passamos no terreno tiramos os entulhos e no outro dia a população já começa a jogar novamente.
Repórter: Vamos fazer uma campanha aqui, hoje a população já pode começar a depositar entulhos em frente suas residências?
Secretário: Pode jogar entulhos, evite jogar em cima do coletor de água, poe um pouco para o lado, vamos fazer essa coleta e de certa forma vou estar conversando com o prefeito municipal para por a vigilância sanitária para fiscalizar, ou seja a partir do momento em que recolhermos o lixo e o cidadão jogar novamente ele precisa ser responsabilizado.
Repórter: A partir de que dia a secretaria de obras estará trabalhando na sede para deixar nossa cidade limpa?
Secretário: A partir do dia 18 estaremos aqui, o trabalho será feito por bairros e se cair uma ponte no interior a equipe e maquinários terão que se deslocar até a linha para não deixar a comunidade isolada, vai fazer a limpeza, vamos fazer mais asfalto, estaremos ajeitando a entrada da cidade, vamos arrumar as ruas e a população precisa colaborar, inclusive ligando no telefone da secretaria (3555-1668), o recolhimento será feito até o dia 30 e a partir desse dia a população não poderá mais jogar lixo em frente às suas residências.
Repórter: Pergunta da ouvinte G. de Ouro Verde dos Pioneiros, ela pede para arrumar a rua em frente à Escola Sete de Setembro e em frente o Mercado dos Pioneiros que esta uma calamidade, o senhor esteve por lá secretário?
Secretário: Estive sim, nessa região terá que ser feito um bueiro de caixa de madeira ou de concreto para solucionar esse problema ali naquela localidade.
Repórter: Quando será limpo o lote ao lado do lavador da prefeitura?
Secretário: Engraçado, esse lote eu fui lá e dei uma olhada nele e não tem perigo de dengue, e tem muitos lotes que vamos limpar e aos poucos ajeitando. A população precisa fazer a sua parte e não deixar seus terrenos com sujeiras e juquiras.
Repórter: Há poucos dias com o prefeito municipal assumiu o compromisso e a metragem do asfalto só esta aumentando, a questão do asfalto para esse ano vamos falar um pouco sobre isso secretário, onde serão feitos novamente, questão de durabilidade, o engenheiro da prefeitura estará a par, para que tenhamos asfalto que dure, onde serão feitos esses asfaltos e a extensão?
Secretário: Olha, eu por extensão e metro quadrado eu não sei dizer, eu sei que vamos fazer de imediato a entrada da cidade, da prefeitura até a retifica, tem o projeto da Avenida Benício Trettel, na creche nova próximo os pavilhões da Igreja Católica, ano passado começaram um pouco tarde e esse ano já tem a confirmação do prefeito que quando parar o período chuvoso estaremos iniciando e vamos começar cedo para estar fazendo bastante asfalto para amenizar os problemas da população.
Repórter: Nesse prazo de 01 ano a frente da Secretária, que nota você se daria?
Secretário: Eu me dar uma nota fica um pouco difícil, mas vou responder o seguinte, quando assumi essa pasta, da sede a nossa divisa tinham quatro atoleiros, posou-se ônibus nas estradas, várias linhas tinham esse problema, batemos em cima fizemos um trabalho de recuperação e hoje não tem nenhuma linha que esta intransitável, estive conversando com o secretário de Educação e a informações são de que o transporte escolar esta regular, estou no trecho trabalhando, pousando em alguma comunidade, alguma casa, eu sei que não esta do meu agrado, mas estamos ai com mais um ano a frente e vamos de certa forma estar trabalhando, estarei me afastando da secretária agora ao fim do mês, mas estarei junto com o próximo secretário, espero que seja parceiro, que escute.
Repórter: Como você tem aceitado as críticas ao seu trabalho?
Secretário: Olha se for uma crítica construtiva que dê para tirar algum proveito, com maior prazer, com maior gosto do mundo, agora tem umas críticas ai que não tem cabimento.
Repórter: Chegando aqui a crítica do M. A. ele diz que acha que o senhor esta falando demais e fizeram muito pouco até agora. O que o senhor tem para falar?
Secretário: Olha então esse cidadão fez mais do que eu, porque veja bem, ano passado eu vou dar um exemplo para você, eu acompanho muito pouco a internet, mas tem um site ai inclusive de um cidadão tal de Dedé que você só vê buraco, que você só vê coisa feia do nosso município, eu fico de certa forma até um pouco chateado, olha se você pudesse ver o que tinha ano retrasado no site dele, tava os buracos do redondo da praça, em frente o correio e isso era o que tava, ele de maneira nenhuma ele colocou depois que foi feito o asfalto bonitinho ali você não vê no site dele, você só vê buraqueira, eu vi esses dias um comentário dele que atolou um caminhão em frente o C.N. pode até o cara sair um pouco de lado e ter patinado ali, mas o cidadão que consegue atolar um carro ali ele vai sair daqui para Castanheira e só chegará lá, lá pelo mês de junho então é isso que eu fico revoltado, esse cidadão se ele vier e falar ó, acho que você deveria estar fazendo assim, fazendo assim eu até, agora falando, eu não falo primeira vez que eu vim dar uma entrevista na rádio desde que eu sou secretário, entendeu, eu não apareço com palavras, com entrevistas, acho de fundamental importância, mas não me ofereço, faço o meu serviço o que eu posso entendeu, trabalho, você não me vê parado, você me vê trabalhando, tenque resolver muitos problemas sim, mas muitos problemas foram resolvidos.
Repórter: Muito bem, eu espero que de certa forma possamos esclarecer alguma coisa dessa questão dessa pasta que é a secretária de obras e infra-estrutura do município de Cotriguaçu.
As críticas existem, mas também os elogios, o telefone agora começou a tocar de verdade, o M. esta parabenizando o secretário pelo trabalho
Tem uma ponte na linha gaúcha com dois pranchões, é de se conhecimento?
Secretário: É de meu conhecimento, aquela ponte precisa ser refeita, é de urgência, mas ainda esta tendo passagem, é uma ponte feia na verdade, já passei nela um par de vezes, cair não cai, se fosse para dar uma nota entre ela e a ponte da entrada da cidade, aquela é uma ponte 99% mais feia (risos), mas é aquilo que eu estou falando, nós vamos fazer essa ponte la, a população pode ficar sossegada que vamos estar resolvendo.
Repórter: Cutia obrigado por ter atendido ao nosso pedido e a rádio vai estar sempre trazendo os secretários aqui para que a população cobre, deixe suas considerações finais secretário?
Secretário: Obrigado a você, obrigado aos ouvintes, quero dizer a população que eu vou estar como vereador, pode fazer a reclamação de estradas, conserto de estrada, ponte, bueiro, que vamos passar ao novo secretario de obras para poder estar solucionando estes problemas e até ao final do mês eu estou a disposição da população, pode criticar, me ajudar, e um abraço especial a todos os madeireiros que foram parceiros, ninguém nesse período chuvoso vai manter uma estrada sem buracos, mas sem atoleiros por enquanto temos conseguido manter. Obrigado a todos ouvintes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário