Venha investir em Cotriguaçu

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Acrimat promove o maior evento da Pecuária de Corte Mato-Grossense em Aripuanã


A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) realiza ao maior evento itinerante da pecuária de corte do Estado, o “Acrimat em Ação”. Em sua terceira edição, o projeto vai percorrer 9,7 mil km em todas as regiões, visitando os principais municípios produtores de proteína vermelha e levando informações para os pecuaristas. A partir desta segunda-feira (22) a equipe do projeto parte para a terceira rota, que irá percorrer os municípios de Aripuanã. Juruena, Castanheira, Juína, Juara e Brasnorte, sendo um dos mais importantes para pecuária de corte, com um rebanho de aproximadamente 3,02 milhões de animais. Em Aripuanã o evento ocorre nesta terça-feira (23), às 19 h, no Balneário Oasis.

Este projeto foi criado para levar informações para os pecuaristas, ao mesmo tempo em que aproxima a associação dos produtores e possibilita a coleta de dados sobre as demandas de cada município e sua região. Ao final da expedição um documento é formulado a partir da análise dos questionários aplicados e dos debates promovidos durante os encontros.

Em 2013, quatro palestras serão realizadas. Os temas foram escolhidos a partir das demandas da atividade. São eles O uso de medicamentos veterinários e seu impacto nos mercados de carne; Produção de forrageiras (pastagem); Produção de carnes no Brasil sob a ótica da cadeia frigorífica; Temos um novo código florestal, e agora?

As temáticas, medicamentos, pastagem, mercado e legislação ambiental envolvem todos os produtores. De acordo com o superintendente da Acrimat, Luciano Vacari, os assuntos são abordados por pessoas especializadas para esclarecer as principais dúvidas, orientar os pecuaristas e atualizar sobre os assuntos em voga no setor. “Selecionamos os temas que estão mais presentes no dia a dia do pecuarista, mas que ainda causam dúvidas, questionamentos e são polêmicos. A partir das palestras eles podem debater e assim aplicar em suas propriedades as tecnologias existentes, atuar no mercado e agir de acordo com a nova legislação”.

Para o presidente da Acrimat, José João Bernardes, este é principal evento promovido pela associação porque aproxima os pecuaristas da entidade e entre sim, fortalecendo o associativismo e consequentemente a atividade. “Unidos podemos promover a pecuária para que esta seja uma atividade sustentável, tanto do ponto de vista ambiental, quanto econômico e social”.

O economista Amado de Oliveira participa pelo segundo ano do “Acrimat em Ação”. Como explica, só possível agir em prol de uma categoria se conhecer de perto suas necessidades e carências. “Indo para perto dos pecuaristas, conhecendo suas demandas e ouvindo suas reivindicações podemos atuar para fortalecer e garantir a atividade e produção da carne em Mato Grosso”.

O “Acrimat em Ação 2013” vai visitar 30 municípios em quatro rotas, uma na região Oeste, depois o Nordeste e o Sul mato-grossense, Arinos e por fim a região Norte do Estado. São esperados pelo menos três mil pecuaristas. Para Vacari, este número é representativo, uma vez que a informação tem efeito multiplicador. “Se cada um dos participantes compartilhar o conteúdo com pelo menos quatro companheiros são 12 mil pecuaristas atingidos por esta ação”. Se somar o rebanho das cidades visitadas, de acordo com dados do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) de 2012, serão 12,8 milhões de animais, isso desconsiderando o plantel dos municípios vizinhos. “Em cidades como Rondonópolis, por exemplo, não participam somente os produtores de lá, mas de toda a região Sul, uma vez que esta é uma cidade polo”.

Compromisso Verde

Para neutralizar a emissão dos gases emitidos durante o percurso do “Acrimat em Ação” são doadas mudas para todos os municípios visitados. A doação é feita pelo Instituto Ação Verde, que é financiado pelas entidades representativas dos principais setores produtivos, incluindo a Acrimat. São 100 mudas por municípios, uma média de uma planta por participante do evento.

Equipe

O “Acrimat em Ação” é realizado por um grupo de profissionais capacitados para levar as informações para os pecuaristas. Cada tema terá um palestrante especializado capaz de responder a todas as dúvidas dos produtores. Além dos palestrantes, há também um fotógrafo e um cinegrafista responsáveis por registrar as palestras e o percurso, documentando as condições das estradas e dos pastos e que depois será utilizado como fonte para o estudo desenvolvido.

O “Acrimat em Ação 2013” será realizado com o apoio de empresas parceiras que acreditam na pecuária de corte de Mato Grosso, como Dow Agroscience; Biogenesis-Bagó, Grupo JBS, Infotecnológica e Trescino e Ariel.


Confira a programação do Acrimat em Ação 2013

Rota III
  • Aripuanã - 23 de abril - 19 horas – Balneário Oasis
  • Juruena - 24 de abril - 19 horas – Parque de Exposição
  • Castanheira - 25 de abril - 19 horas – Centro de Eventos Santo Antônio
  • Juína - 26 de abril - 19 horas – Juína Clube
  • Juara - 27 de abril - 16 horas – Parque de Exposições Acrivale
  • Brasnorte - 29 de abril - 19 horas – Tatersal do Parque de Exposições

Fonte: Da Assessoria




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário