Venha investir em Cotriguaçu

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

'Piracema acaba e pesca está liberada a partir de amanhã

A pesca nos rios de Mato Grosso está liberada, a partir de amanhã, pois o período proibitivo para que os peixes se reproduzam termina hoje. De acordo com o diretor da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) de Sinop, Luiz Antônio Callegari, a cada ano que passa as pessoas estão se conscientizando que os peixes devem se reproduzir e, esse ano houve uma redução de pelo menos 40% na quantidade de apreensões em relação ao ano passado.
Foram apreendidos aproximadamente 250 quilos de pescado (nos municípios de abrangência da regional Sinop), além de barcos e apetrechos para pesca e cerca de R$ 16 mil em multas foram aplicadas. O balanço final será divulgado ainda essa semana.

Mesmo com a liberação da pesca, as fiscalizações continuam, pois há algumas regras para serem cumpridas. Os pescadores poderão retirar dos rios até 10 quilos de peixe mais um exemplar, porém, para fazer o transporte deverá ter a carteirinha emitida pela Sema.
Conforme Só Notícias já informou, a piracema é um processo natural que ocorre em ciclos anuais e consiste na migração das espécies reofílicas rumo à cabeceira dos rios, buscando alimentos e condições adequadas para o desenvolvimento, principalmente das larvas e dos ovos.
A desova pode ocorrer ao longo do trecho do rio e não necessariamente nas cabeceiras, dependendo das condições naturais locais - alto nível de água do rio e águas oxigenadas e turvas que atendem às necessidades de desenvolvimento e proteção (amparo) contra a predação.
O período restritivo iniciou dia 1º de novembro do ano passado.

Fonte: Só Notícias/Bianca C. Zancanaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário