Venha investir em Cotriguaçu

domingo, 12 de agosto de 2012

Candidatos não estão aproveitando as benesses das redes sociais

As redes sociais na internet como local permitido de publicidade eleitoral começa a ganhar força entre eleitores e candidatos em Juara.

Candidatos a Vereador e Prefeitos em Juara estão se utilizando das redes sociais para divulgar seus “santinhos”. Tem sido dessa maneira, por enquanto, que a rede social Facebook tem sido utilizada por eles.

Quem está da oposição política critica quem está na situação e por sua vez estes, procuram mostrar o que fizeram e realçar as qualidades para desqualificar as criticas que recebem. Nenhuma novidade desde que surgiram as civilizações, prevalecendo o velho jargão: “quem está fora quer entrar e quem está dentro quer ficar”.

Embora existam inúmeros cursos de marketing para o correto uso das redes sociais, que poderia obter uma boa captação de eleitores, o que se percebe é o seu uso incorreto. Mas esse erro não se restringe a Juara-MT.

O uso incorreto dessa importante ferramenta de captação de votos, acabou em sentença condenatória, onde um juiz em Santa Catarina suspendeu a rede social por um dia por ter descumprido a decisão de retirada de uma página criada, que continha ofensas a um candidato a Vereador, além de uma multa diária ao valor de 50 mil reais/dia.

O Presidente dos Estados Unidos Barack Obama elegeu-se presidente utilizando corretamente as redes sociais popularizou a ferramenta como canal direto entre candidato e eleitor. Agora ele retoma a receita que lhe rendeu popularidade para essa nova campanha. Até pedidos de doações ele faz.

Segundo as pesquisas, os internautas brasileiros são em sua maioria, pessoas com ensino médio completo e superior completo. Esse indicador, revela que se trata de pessoas com senso critico; que sabem fazer analogia; não são facilmente influenciáveis; são formadores de opinião; profissionalmente definidas; exigentes quanta a eficiência; intolerantes com “manobras”; combativos.

Observando tais quesitos os candidatos podem, de antemão, analisar e preparar bem o que vão dizer. Isso definirá se ficarão ou não satisfeitos com as respostas dos eleitores.

Até o momento nenhuma proposta foi observada entre os candidatos de Juara. “As críticas são muito importantes quando bem fundamentadas e feitas de maneira séria, não com chacotas e de forma passional. O eleitor que está na internet tem muita percepção e os que pretendem permanecer no poder tem que suar a camisa para convencer os eleitores que possui projetos ainda melhores”, explicou a jornalista Dima Lopes, marqueteira politica.

Os candidatos de oposição ou seus simpatizantes estão criticando a situação, mas não apresentaram ainda, nenhuma proposta de como fazer melhor ou diferente e da mesma forma, a situação também não está mostrando seus planos para justificar sua permanência. Em outras palavras, o eleitor ainda não tem em mente uma definição que justifique votar nesse ou naquele candidato ou ainda, que o estimule a mudar seu voto, pois até esse momento não existe o trabalho de convencimento.

A campanha eleitoral de 2012 traz novidades como a Lei Ficha Limpa, os embates jurídicos e o uso das redes sociais. Quanto a esta ultima, quem souber usa-las com habilidade para divulgar ideias interagindo com seus eleitores, poderá desfrutar das benesses que ela proporciona.

Fonte: Rádio Tucunaré

Nenhum comentário:

Postar um comentário