Venha investir em Cotriguaçu

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Três fazendas de Juara estão aptas a exportar carne bovina para União Européia

Pelo menos três propriedades de Juara estão entre as 1.948 credenciadas a vender carne para UE. Levantamento da coordenação do Sistema Brasileiro de Rastreamento (Sisbov) constatou que as fazendas habilitadas abateram 4,8 milhões de bovinos em 2011. O volume foi equivalente a 22,65% do total de animais abatidos em estabelecimentos com SIF no ano passado, que ficou em 21,5 milhões de cabeças.
A gestão do documento voltou ao controle do governo brasileiro, em 15 de janeiro deste ano. Por quatro anos a habilitação das fazendas brasileiras e a divulgação das propriedades – por meio da lista conhecida como “traces” – era feita exclusivamente por autoridades sanitárias do bloco Europeu.
Somente as propriedades que cumprem as exigências que regulamenta o sistema brasileiro de rastreamento, podem ingressar no Cadastro. Com a decisão o Brasil retorna o gerenciamento da relação, que desde 2007 era feito exclusivamente pelas autoridades europeias.
As fazendas, Buriti, Zilda e Vale do Sangue, de propriedade de Ronaldo Venceslau Rodigues da Cunha, Sérgio Jan Médice Hamburger e Antônio Ronaldo Rodrigues & Alexandre Carvalho Cabrera Mano respectivamente são as únicas propriedade do Vale do Arinos que constam na lista de aptas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Mato Grosso, o dono do maior rebanho bovino do Brasil, aparece na lista com 22% das fazendas aptas, um total de 433 propriedades que atendem às exigências da Instrução Normativa 17, que regulamenta o Sistema Brasileiro de Rastreamento (Sisbov). O número de fazendas habilitadas atualmente corresponde a 0,40% do total existente em Mato Grosso, que soma 106 mil, conforme o Serviço de Saúde Animal da superintendência regional do Mapa.
Juara, que possui o maior rebanho bovino de Mato Grosso, aparece com 0,69% na lista do estado. Dados do INDEA local apontam que no município há uma média de 2.000 propriedades que trabalham com a produção de gado bovino.

Fonte: Acesse Notícias com informações do G1 Mato Grosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário