Venha investir em Cotriguaçu

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Aripuanã - Alunos de escolas públicas e particulares recebem palestra educativa sobre trânsito

Fonte: Redação e fotos: Topnews/ Edson Prates



Mato Grosso ocupa a segunda colocação no ranking de mortes no trânsito por cada grupo de 100.000 habitantes, segundo o levantamento do Ministério da Justiça. O estado só perde para o Tocantins, que está em primeiro lugar. Para diminuir essa tragédia social, o Governo do Estado lançou em março deste ano a campanha Trânsito Consciente Para a Vida Seguir em Frente com a finalidade de reduzir o número de acidentes e de mortes no trânsito.
Depois de passar por vários municípios do estado, a campanha chegou a Aripuanã nesta semana, onde técnicos do Departamento Estadual do Trânsito de Mato Grosso estão realizando palestras educativas e com orientações nas escolas públicas e particulares.
Alunos da escola Estadual São Francisco de Assis
O objetivo é conscientizar os futuros motoristas e relembrar conceitos básicos aos condutores já habituados com o trânsito do dia-a-dia, como conta o agente de trânsito do DETRAN, Tiago Lusa, “O objetivo dessas palestras é estar conscientizando desde as crianças menores até os adolescentes, jovens e adultos da importância de seguir e cumprir essas regrinhas básicas de segurança no trânsito, que são, por exemplo, o uso do capacete e o cinto de segurança... É um projeto que não está levando nada de desconhecido para a população, mais a importância é tentar fazer com que todos, principalmente os jovens, entendam a necessidade de seguir essas regras para que não sofram conseqüências e que não tenhamos tantas vítimas fatais ou pessoas com seqüelas, onde o estado hoje aparece como segundo colocado no ranking nacional com mais mortes no trânsito, isso é alarmante e consideramos desnecessário. Por isso esse projeto está aí nos quatro cantos de Mato Grosso falando para muitas pessoas para mudar de pequeno, médio e longo prazo essa situação”.
Tiago, no encerramento da palestra contou um pouco da sua história sendo vítima do trânsito violento para os presentes. “Exatamente, há dois anos e seis meses atrás eu fui vítima da minha irresponsabilidade, bebi muito saindo de uma festa e ao pegar a minha moto para ir para casa, acabei batendo em uma árvore e quebrei a minha coluna e estou paraplégico para o resto da minha vida... É uma culpa de uma irresponsabilidade minha e que infelizmente me privou de coisas que eu amava fazer e hoje não posso mais, apesar de estar tentando reerguer e seguir a minha vida, nunca mais vou ser o mesmo, e é isso que eu tento passar por onde eu ando, por onde eu passo é que as pessoas não precisam passar por um trauma como esse pra depois despertar para a importância do trânsito, da segurança no trânsito”.
O palestrante vez uma avaliação desse momento junto com as crianças como muito positivo. “Algumas pessoas costumam dizer que para adultos e jovens não vale muito, mas acho que é muito válido... Aonde vamos, tenho visto a sensibilização, você vê no semblante depois da conversa que temos com os alunos que eles estão entendendo sim o recado... E esse trabalho com os menorzinhos é muito importante, pois eles são muito participativos, entendem bem o recado e repassam isso para dentro de casa, para o pai, mãe, responsável e os conhecidos”.
Além das palestras, o Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário de Mato Grosso realiza blitz educativas e fiscalizadoras para a checagem de documentação dos veículos e habilitação dos condutores aripuanenses. Nesta quinta-feira, o batalhão de trânsito juntamente com a equipe do DETRAN realizarão a audiência pública, para debater assuntos relacionados à conscientização no trânsito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário