Venha investir em Cotriguaçu

sábado, 12 de novembro de 2011

Índios prometem bloquear rodovia em Juína na próxima segunda-feira

Fonte: Ivan Pereira, JNMT   



O JNMT recebeu na tarde deste sábado (12) a informação de que um grupo de índios vai bloquear a MT-170, na ponte sobre o rio Juruena a 60 quilômetros de Juína, noroeste de Mato Grosso, na próxima segunda-feira (14). A noticia foi confirmada pela Funai local.

O bloqueio é uma forma que os indígenas encontraram para reivindicar melhorias para suas aldeias. Segundo informações, desde o dia 31 de outubro em que houve a suspensão dos trabalhados oferecidos pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), antiga Funasa, os índios da etnia Enawenê-nawê estão enfrentando muitos problemas de saúde.

O coordenador regional da Funai Antônio Carlos de Aquino explicou por telefone ao JNMT que os índios enfrentam um verdadeiro caos. “São crianças com gripe, diarreia e faltam medicamentos” – alertou.

Segundo Aquino, alguns órgãos já foram comunicados. “Eu tenho presenciado esta situação e já comuniquei o Ministério Público e a presidência da Funai” – informou.

Esta não é a primeira vez que os indígenas bloqueiam a rodovia. Com a interdição, pelo menos 5 cidades da região noroeste ficam sem acesso a capital.

A foto a seguir mostra o bloqueio feito no ano de 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário