Recentemente, 19 empresas de Juína, foram notificadas pelo Ministério do Trabalho, pois em seu quadro funcional, não havia o cumprimento quanto às vagas estabelecidas para menores aprendizes, ficando as empresas obrigadas a se adequarem, ou serem punidas com multas.
Com o encerramento do CEDAT, (Centro de Educação ao Adolescente Trabalhador) que era mantido pela Diocese de Juína, e capacitava esses jovens, o município ficou descoberto, não sendo possível o treinamento dos menores, ficando as empresas impossibilitadas de contratar.
Por intermédio da ASCOM – Associação Comercial e Empresarial de Juina, essa dificuldade foi levada a conhecimento do Ministério do Trabalho, solicitando que os prazos para cumprimento das notificações fossem prorrogados, e posteriormente sendo acionado o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), entidade preparada para realizar a capacitação.
Nesta semana, houve a confirmação por parte do SENAC, pelo ofício DR-MT N°. 873/2011, que duas turmas de “Aprendizagem em Serviços Administrativos”, serão realizadas em Juína, com previsão de inicio para 06-02-2012, cada uma com 35 alunos, sendo possível ao fim do curso, ser atendida a demanda no comercio de Juína.
O presidente da ASCOM Roque Jair Perius destacou o conhecimento dos empresários quanto ao cumprimento da Lei nº 10.097 de 2000, mas existem regras para o cumprimento. “Os empresários de Juína sabem da necessidade de contratar os menores, mas na mesma legislação, diz que eles tem que estar capacitados para assumirem as vagas no mercado de trabalho, e aqui em Juína, não temos nenhuma instituição que ofertasse, foi necessário um longo diálogo com Tangará da Serra, onde fica nossa regional do SENAC, para que pudéssemos atender essa demanda.” Esclarece Roque.
Fonte: João Paulo Morini
Nenhum comentário:
Postar um comentário