Venha investir em Cotriguaçu

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Comissão visita aldeia e constata descaso com a saúde indígena

Fonte: Marcelo Guedes/Metropolitana FM   


A reivindicação dos indígenas da aldeia Enawenê Nawê cobrando melhor saúde não foi em vão. A difícil situação em que vivem foi constatada na sexta-feira, 18 de novembro, por uma comissão que foi ver in loco a aldeia e preencher um relatório a respeito dos fatos lá vistos.

Fez parte da comissão, por Juína, a Secretária Interina de Saúde, Aparecida Gomes (Tia Cida) e uma enfermeira. O Secretário de Brasnorte, Jair, e um enfermeiro do Distrito Sanitário de Cuiabá que se deslocou até Brasnorte e fariam parte da comissão não compareceram no momento de embarcar para a aldeia. Os representantes de Juína seguiram viagem até a aldeia, mais de 05 horas de barco, acompanhados das lideranças e representantes da Funai.

A Vice Prefeita Joselina Moraes, em entrevista exclusiva à reportagem da Rádio Metropolitana FM nesse final de semana, disse que realmente a situação é precária e uma audiência com o Representante da Secretaria Especializada de Saúde Indígena (Sesai) de Brasília, que poderá ser até em Cuiabá ou Tangará da Serra, é o passo inicial para o fim do bloqueio na MT-170.

"A comissão viu e documentou tudo no local, em conversa com o enfermeiro e outros técnicos da aldeia descobriram que a situação é preocupante e que os índios tem razão em várias questões de vulnerabilidade no atendimento a saúde e nós temos que ajudar para que isso seja sanado", destacou Joselina.

Ela informou ainda que está sendo produzido um relatório que será enviado a Sesai, a cargo do Sr Antonio Alves, para ver a possibilidade de liberação da ponte, uma vez que o secretário verbalmente se prontificou a vir se reunir com os índios nessa segunda ou terça-feira, porém os indígenas querem um documento confirmando isso. "Estamos então a espera desse email", disse.

A Secretária Interina de Saúde, Aparecida Gomes, fez parte dessa comissão que visitou a aldeia dos Enawenê Nawê e relatou a nossa reportagem o que ela viu naquele local referente a saúde.

"Realmente a maioria dos apontamentos, das reivindicações e das indignações dessa etnia agente constatou que é verdade. Ficamos muito tristes de constatar essas irregularidades e agente está fazendo um relatório para encaminhar aos órgãos competentes e que sejam tomadas providências o quanto antes", informou.

Essa documentação será encaminhada á Sesai nessa segunda-feira, o Disei de Cuiabá (Distrito) já foi comunicado, "foi uma missão satisfatória, fomos muito bem acolhidos pela etnia, mas ficamos tristes pelo que agente encontrou lá, principalmente na área da saúde", finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário