Venha investir em Cotriguaçu

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Índios invadem usina de Dardanelos em Aripuanã




Na manhã desta segunda-feira (21), por volta das 6hs, lideres das  etnias Arara, sob alegada manifestação de protesto para reivindicação de direitos de compensação ambiental pelos impactos da obra, ocuparam as instalações da Usina Hidrelétrica Dardanelos de 261 megawatts, localizada no Rio Aripuanã, no estado do Mato Grosso.
Mais de 50 índios das Etnias Arara do Rio Branco invadiram o canteiro da usina. Eles cobram reivindicações feitas há a quase quatro meses, dês da ultima reunião, que nunca foram atendidas pela Energéticas Águas da Pedra e Governo. Os índios alegam que nem os telefonemas dos lideres são atendidos.
Por horas se manteve um clima tenso entre policias e índios, por um mal entendido entre ambos, a princípio a imprensa ficou barrada de registrar. Líder indígena solicitou a presença dos meios de comunicações para que não houvesse distorção dos fatos.
Segundo o chefe da etnia, Amazonildo Arara, o descaso em relação aos atendimentos dos pedidos é grande. “queremos uma audiências com representantes do governo federal e da usina para tratar da legalidade feita e não compridas, havendo esse acordo, iremos deixar as instalações. Nossa invasão é pacifica”.
O capitão Anderson Luiz, informou que o papel da PM é simplesmente de manter a paz e a integridade física de quaisquer pessoas “houve um inicio de discussão, mas já foram resolvidos, voltamos à estaca zero na negociação, aguardamos os representantes da usina para o andamento da reunião marcada para esta tarde”.
O empreendimento, que tem capacidade para gerar 261 megawatts de energia a partir do rio Aripuanã, foi concluído ano passado, após três anos de obras, mas ainda não está em operação. Previsão é para inicio de 2012.

Fonte: Redação e fotos: Top News


Nenhum comentário:

Postar um comentário