Venha investir em Cotriguaçu

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Indicações visam incremento da agricultura familiar em Juruena

Com uma população de aproximadamente 12 mil habitantes a cidade de Juruena (830 km a noroeste da capital), concentrava na indústria madeira a base da sua economia, absorvendo cerca de 60% da mão de obra do município. Com a crise no setor, intensificada a partir de 2010, as lideranças locais buscam alternativas viáveis para gerar emprego e renda, entre elas, a parceria com o Estado para investimentos de micro-indústrias rurais. Neste sentido, o deputado Dilmar Dal’Bosco (DEM) apresentou indicações ao governador Silval Barbosa (PMDB), com cópia ao secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Carlos Luiz Milhomem de Abreu.
 
A primeira solicitação feita pelo democrata foi a doação de um resfriador de leite para atender a Gleba Somapar. A demanda foi apresentada pelos vereadores Antonio Cezário, Neusa Socreppa Nazatto e dos moradores da Gleba Somapar, que afirmaram ser um dos principais prejudicados com a crise do extrativismo vegetal. Eles ressaltam que o executivo municipal apoia, dentro de suas possibilidades, a agricultura familiar, como forma de fixar o homem ao campo, mas que a pouca arrecadação limita os investimentos.
 
“O município não tem condições de ceder esses resfriadores, que são equipamentos importantíssimos para a nossa atividade, já que, baixam a temperatura do leite, tornando a proliferação de bactérias se torna quase zero, mantendo sua qualidade por mais tempo”, afirmou Dilmar. Em outra indicação o deputado democrata cobrou do Estado a doação de um misturador de ração para a Gleba 13 de Maio, localizada distrito rural de Juruena. O equipamento será usado na criação de bovino, que contará com alimentação adequada a engorda, gerando mais lucratividade
“Com os preços cada vez mais altos dos grãos e da cana, os agricultores procuram concentrar a criação de gado e aproveitar os campos para outras culturas, necessitando para isto de misturadores”, argumentou Dal’Bosco.
 
QUADRA POLIESPORTIVA - A qualidade de vida da população idosa do município de Juruena também foi lembrada por Dilmar, que indicou ao secretário de Estado das Cidades, Ernandy Maurício Baracat Arruda, a necessidade da construção de uma quadra poliesportiva no Centro de Convivência da Terceira Idade da cidade.

Fonte: Da Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário