Venha investir em Cotriguaçu

terça-feira, 15 de maio de 2012

Sinetran-MT constata situação caótica em Ciretrans do interior de MT

Falta de servidores para atender o público, estagiários exercendo função de servidor efetivo, equipamentos antigos, estrutura física precária são apenas alguns dos problemas constatados pela presidente do Sindicato dos Servidores do Detran do Estado de Mato Grosso (Sinetran-MT) Veneranda Acosta em viagem pelo interior.

“A situação em algumas Ciretrans é bastante precária e sem condições de trabalho. Como no município de Dom Aquino em que a vistoria é feita em plena via pública pelo chefe da unidade no sol quente, por não ter um pátio específico para isso e nem pessoal para fazê-lo”, afirmou Veneranda.

Ainda em Dom Aquino, a unidade que tem apenas 2 servidores e 1 estagiário,  não tem rampa para acessibilidade de cadeirante e nos degraus não há corrimão o que dificulta o acesso para os idosos. Sem contar os moveis antigos que deixam a desejar no quisito "ergonomia".

Em Chapada dos Guimarães, a unidade conta com 3 servidores sendo que um já está se aposentando e 2 estagiários que atuam no atendimento. Falta servidor para fazer a vistoria.

No município de Campo Verde apesar da estrutura física ser adequada, faltam equipamentos básicos de informática, como impressoras. Lá trabalham 6 servidores e um estagiário que faz o trabalho de servidor. “Os estagiários estão fazendo trabalho que é de responsabilidade de servidor efetivo, sendo que há concursados esperando para serem nomeados. Um absurdo”, completa Veneranda.

Na cidade pólo de Rondonópolis, Veneranda constatou que a Ciretran funciona em estado de abandono. "O prédio está literalmente caindo aos pedaços. Faltam equipamentos e servidores. Ao todo são 42 servidores e 6 estagiários em Rondonópolis, mas para atender a demanda de uma cidade desse porte teriam que ter pelo menos mais 2 agencias Vips, com o dobro do efetivo”, concluiu a presidente.

Somente em Jaciara que os estagiários fazem somente o que cabe a eles, ou seja, rotinas administrativas que não envolvam o acesso ao sistema operacional do Detran-MT.

De posse dessas informações, Veneranda vai protocolar um ofício para o presidente do Detran-MT para que tome as providência cabíveis.

“Se estiverem fazendo vista grossa para a falta de condições de trabalho das Ciretrans no interior, não vamos ficar omissos, vamos continuar cobrando para melhorar a qualidade de vida do servidor e também da melhoria no atendimento a população, afinal, o investimento na Entidade e na qualificação dos servidores foi um dos argumentos usados para o vultuoso aumento das taxas do Detran-MT, então é necessário que a Autarquia seja modernizada e atenda as demandas da sociedade, pois se for para tudo continuar sucateado ou ser terceirizado, as taxas não devem aumentar e sim diminuir o valor em mais da metade." conclui Veneranda.

Ainda de acordo com a presidente, o Sindicato vai continuar essas viagens para verificar em loco o que está acontecendo e buscar, se necessário, o apoio político municipal para mudar a situação.

Fonte: Da Assessoria/ Roberta de Cássia

Nenhum comentário:

Postar um comentário