Venha investir em Cotriguaçu

terça-feira, 15 de maio de 2012

Sesp realiza workshop sobre qualidade de vida na região Noroeste

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio da Gerência de Desenvolvimento e Qualidade de Vida, realiza nos dia 15,16 e 17 maio nos municípios de Juína, Aripuanã e Colniza um workshop que irá debater sobre maneiras para fortalecer os quatro pilares da qualidade de vida: saúde, social, profissional e afetivo.


Os trabalhos também visam a valorização do servidor e a melhoria da qualidade do serviço público prestado. A ação envolve dinâmica e aplicações de testes por psicólogas para avaliar o nível de stress de cada servidor.


Por meio do programa os servidores terão conhecimento sobre o stress e quais são seus sintomas e consequências na saúde. O evento é voltado para servidores Sesp e da Secretaria de Justiça e direitos Humanos (Sejudh).


Segundo a gerente de Desenvolvimento e Qualidade de Vida, Vaneska de Oliveira Nunes, a meta do programa é atingir o maior número possível de trabalhadores nas cidades visitadas. “O objetivo é atender ainda mais, já que no ano de 2011 mais de 2.000 servidoras foram beneficiadas”, salienta.


PROGRAMAÇÃO


15.05 Município de Juína – 8h – no Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc)

16.05 Município de Colniza – 9h – Câmera Municipal de Colniza

17.05 Município de Aripuanã – 8h – Câmera Munipal de Aripuanã


MAPEAMENTO DO ESTRESS

Em 2009, a Secretaria de Estado de Segurança Pública, em convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio da Superintendência de Gestão de Pessoas, lançou o Programa de Prevenção e Gerenciamento do Estresse para servidores da Segurança Pública, uma ação voltada a saúde ocupacional dos servidores, buscando a valorização profissional, a qualidade de vida e consequente melhoria dos serviços prestados.

Dentro desse programa foi realizado um mapeamento com aplicação de testes para avaliar o nível de stress e qualidade de vida individual e as fontes estressoras ocupacionais dos servidores da Segurança Pública.


O teste sobre as fontes estressoras ocupacionais foi desenvolvido pelo Instituto de Psicologia e Controle do Stress com base nas leis de carreira de cada Instituição, o que gerou testes diferenciados segundo a natureza de cada um.

Aproximadamente 20% do efetivo foi mapeado, num total de 1.837 servidores, até a elaboração do relatório, que apontou que a maioria dos servidores tem mais sintomas de origem psicológica (58%), embora muitos (29%), tenham sintomatologia de natureza física e 9% tenham sintomas dos dois tipos.

Fonte: EMILLY MENESES/ CenarioMT   

Nenhum comentário:

Postar um comentário