Venha investir em Cotriguaçu

terça-feira, 12 de junho de 2012

Alta Floresta é destaque nacional por exemplo de sustentabilidade

O município de Alta Floresta (a 770 km de Cuiabá) ganhou destaque como bom exemplo na segunda reportagem da série sobre sustentabilidade e a Conferência Rio+20 exibida pela Rede Globo, nesta terça (12), no Bom Dia Brasil. O programa destaca que Mato Grosso destruiu, em 20 anos, 117 mil km² de floresta, o equivalente a 3 áreas do tamanho do Rio de Janeiro. Ressalta a redução na taxa de destruição anual da Amazônia Legal, de 27 mil km² para 7 mil km² no ano passado, mas pondera que ainda é a segunda maior do mundo, ficando atrás apenas da Indonésia.

O foco, contudo, foram as inicitiavas adotadas em Alta Floresta para corrigir o erro. O município vinha perdendo floresta a cada ciclo econômico: primeiro com o garimpo, depois com a madeira, em seguida com a pecuária. Em 2007, a cidade entrou na lista das que mais desmatavam e, por causa disso, começou a perder financiamentos e investimentos.

Após campanhas da prefeitura, sob Maria Isaura (PDT), e de Organizações não Governamentais (ONGs), houve mobilização social e Alta Floresta acabou de deixar o ranking, composto por outras 40 cidades. Conforme a reportagem, apenas 3 municípios conseguiram a "façanha".

Com as mudanças, 1,2 mil nascentes de rios degradadas foram isoladas para recuperação. A medida deve evitar que faltas d'água como a de 2010 voltem a ocorrer. À época, das 6 mil nascentes, 4 mil estavam desmatadas.

Fonte: Glaucia Colognesi

Nenhum comentário:

Postar um comentário