Venha investir em Cotriguaçu

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Ensino Médio Integrado à Educação Profissional será implantado em Escolas Indígenas de Aripuanã


Representantes da Coordenadoria de Educação Escolar Indígena da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT), estão há uma semana em Aripuanã, discutindo com os diretores das escolas indígenas do povo Arara, a implantação do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional para as comunidades indígenas.

Segundo o coordenador, Sebastião Ferreira de Souza, os projetos são fundamentados em uma legislação específica que dispõe sobre a educação profissional para comunidades indígenas. “Nós temos a princípio um projeto para atender o povo Arara em um curso profissionalizante de Técnico em Meio Ambiente” ressalta.  

Conforme Sebastião, o objetivo da implantação do projeto é proporcionar aos jovens e adultos indígenas, informações técnicas no sentido de viabilizar o trabalho na comunidade e a economia sustentável dos povos indígenas.

“Nós já reunimos com os diretores para tratar de assuntos relacionados à organização do ponto de vista da gestão das escolas. Também reunimos com os professores para discutir o currículo e a metodologia específica desses projetos” explica o coordenador.

Para Geovanês Vela Arara, diretor da Escola Indígena Adeca Vela Arara, a SEDUC-MT tem contribuído bastante para o desenvolvimento da educação dos povos indígenas. “Pra gente é muito importante participar desses cursos técnicos, pois é uma oportunidade de melhorar o conhecimento do nosso povo”.

A idéia é implantar o projeto ainda este ano, provavelmente no início do mês de julho, mas por enquanto a equipe técnica ainda analisa as condições físicas das escolas conforme exigências da SEDUC-MT e do Ministério da Educação (MEC).

Fonte: Redação e foto: Top News/ Edson Prates   

Nenhum comentário:

Postar um comentário