Venha investir em Cotriguaçu

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Municípios do noroeste recebem mais dez máquinas do PAC, Cotriguaçu é contemplada com uma retroescavadeira


O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) entrega nesta terça-feira (12) mais dez retroescavadeiras a municípios de até 50 mil habitantes do Mato Grosso. Cada prefeitura ficará responsável por um equipamento. As máquinas, adquiridas por meio da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), são destinadas à construção e recuperação de estradas vicinais e abertura de barragens para o enfrentamento da seca. A cerimônia de doação do maquinário será realizada às 10h no Centro de Eventos de Juína, município a cerca de 750 quilômetros de Cuiabá, capital do estado.

Com este ato, chega a 24 o número de retroescavadeiras do PAC 2 doadas pelo MDA ao Mato Grosso. Ainda está prevista, para este mês, a entrega de mais 34, beneficiando 58 municípios do estado. Segundo o delegado federal do MDA Dieter Metzner, os agricultores familiares dos municípios que já foram contemplados têm recebido os equipamentos com “muita alegria”. “As prefeituras estão entendendo com tranquilidade o objetivo da máquina, que é melhorar o acesso dos produtores até o centro”, comenta.

“É uma ação muito importante, porque as regiões contempladas têm na agricultura familiar um dos pilares da economia. O equipamento vai auxiliar na recuperação e construção de estradas, criação de bebedouros de animais e abertura de tanques, atividades que ficam caras quando feitas com máquinas alugadas”, explica o prefeito de Juína, Altir Peruzo. Segundo ele, 20% da população do município vive na zona rural.”A atividade agrícola daqui é estritamente familiar”.

Roberto Ruizo, secretário de Desenvolvimento Rural e Econômico de Aripuanã, – outro município que figura na lista de beneficiados – afirma que o equipamento será “primordial” para o desenvolvimento da agricultura familiar da região de 18,6 mil habitantes. “ A prefeitura nunca teria condições de comprá-la. As prefeituras de municípios pequenos, em geral, têm o orçamento limitado”, diz o secretário.

O objetivo deste eixo do PAC 2 é propiciar melhorias no transporte de municípios de até 50 mil habitantes que não pertencem a regiões metropolitanas. Ao oferecer estradas vicinais em melhores condições, o Governo Federal facilita o acesso à zona rural e o escoamento dos produtos da agricultura familiar até os pontos de comercialização. O setor produz 70% dos alimentos consumidos em todo o país.


A ação do PAC 2

Até o momento, o MDA entregou 661 máquinas, beneficiando 679 municípios brasileiros. Neste primeiro momento, serão entregues 1.275 máquinas a 1.299 municípios, ao custo total de R$ 211,83 milhões. O Rio Grande do Sul foi o primeiro estado a receber os equipamentos, em dezembro de 2011. Este ano, municípios do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Alagoas, Rondônia, Bahia, Ceará, Piauí, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Acre, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul receberam os equipamentos. Recentemente, foi anunciada pela presidenta Dilma Roussef a doação de retroescavadeiras para mais 3.591 municípios e de mais 1.330 motoniveladoras.

Confira os municípios contemplados:
Aripuanã
Brasnorte
Castanheira
Colniza
Comodoro
Cotriguaçu
Juína
Juruena
Nova Bandeirantes
Novo Monte Verde

Serviço:
Solenidade de entrega de retroescavadeiras
Local: Centro de Eventos de Juína
Horário: 10h

Fonte: imprensa@mda.gov.br    








Nenhum comentário:

Postar um comentário