O município de Colniza (1.065 km a Noroeste) está há cinco meses sem homicídio. O último crime ocorreu no mês de outubro e foi esclarecido pela Policia Judiciária Civil. O crime de homicídio é o principal indicador de violência e tem colocado a cidade na lista dos dez municípios mais violentos do Brasil por 100 mil habitantes. Entre os anos de 2008 a 2010, o município esteve no topo da lista, de acordo com o “mapa da violência por municípios brasileiros”.
Em 2011, a Polícia Civil instaurou 21 inquéritos para apurar crimes de homicídios ocorridos no município, correspondente aos assassinatos praticados, na maioria, por questões particulares e não por motivos agrários, como alguns dos crimes ocorridos em anos anteriores.
O último homicídio registrado em Colniza ocorreu em outubro de 2011. A vítima Ozéias Martes foi morta por motivos passionais. O autor Lucas Pimentel Félix, responde preso pelo assassinato.
Para o delegado da Polícia Civil, Arnaldo Agostinho Sottani, a redução do número de assassinatos é reflexo da atuação dos poderes constituídos, entre eles, a polícia. “Tudo é fruto de um trabalho desenvolvido em conjunto com a sociedade, das Polícias Militar, Civil, Ministério Pública, Judiciário e demais órgãos, até mesmo a imprensa”, analisou o delegado.
A região também registrou queda nos demais crimes, como o roubo e o furto, que estão em níveis baixíssimos este ano. “Quanto aos outros crimes, houve uma diminuição significante, inclusive no tocante a roubos, com registro quase zero nesse ano”, afirma o delegado.
Um dos crimes de repercussão em Colniza ocorreu em 2009 na fazenda Reunidas. A vítima Ademar Oliveira e Silva foi assassinada a tiros. O gerente da fazenda, José do Carmo de Oliveira, foi indiciado por homicídio no inquérito concluído pela Polícia Civil.
Fonte: Redação 24 Horas News
Nenhum comentário:
Postar um comentário