Venha investir em Cotriguaçu

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Carnaval terá jararaca de 23 metros


Assim como “Os Mascarados” de Diamantino, o Cavalo Pantaneiro e o Boi-à-Serra de Santo Antônio de Leverger, o carnaval em Campo Novo do Parecis busca sua identidade.  Influenciado pela cultura dos índios Paresi-Haliti, de quem herdou até o nome, o município apresenta este ano no “X ParêFolia – na Terra dos Parecis”, uma cobra jararaca de 23 metros de comprimento – uma homenagem a idade do município.
De acordo com o artista plástico Vanderlei Guollo, um dos organizadores da festa, a jararaca, que na língua Aruák, falada pelos Haliti, diz-se katimalalo, é um dos principais símbolos da etnia, que a cultua em seus rituais e festas e a reproduz em seu artesanato através dos Matukulydios, traços e figuras presentes na cestaria indígena.
Sob o argumento de ser o carnaval mais temático da região, o governo camponovense, através da recém criada Secretaria de Cultura e Turismo, pretende atrair pessoas de outras cidades para ver a tão curiosa cobra gigante, construída em tecido chitão e inspirada nos dragões chineses.
O carnaval local terá ainda concurso de blocos, com premiação, inclusive com a participação do “Bloco da Rainha Louca”, criado pelo próprio Município a fim de influenciar a continuidade dos blocos que se mantiveram afastados por alguns anos.
O “ParêFolia” será realizado na Praça de Eventos entre os dias 18 e 21 de fevereiro, e contará com estrutura de som e luz, shows todas as noites e segurança. A expectativa da organização é receber mais de 15 mil pessoas de toda a região nas quatro noites de festa.


Fonte: Alexandre Rolim de Tangará da Serra

Nenhum comentário:

Postar um comentário