A equipe multidisciplinar do projeto da Associação dos Criadores de Mato Grosso – Acrimat, denominado Acrimat em Ação, vai dar inicio amanhã, dia 03 de maio, a sua terceira rota. Serão 8 municípios visitados, Tangará da Serra, Brasnorte, Juara, Juína, Castanheira, Juruena, Cotriguaçu, Aripuanã. Essas cidades possuem 3,5 milhões de cabeças de gado e estão nas regiões Centro Sul, Noroeste e Arinos, que compõem um rebanho de 8,3 milhões de cabeças e mais de 14 mil propriedades rurais. “A caminhada será de cerca de 6 mil quilômetros e vamos encontrar situação diversas, como problemas com pastagem, estradas e falta de frigoríficos para abater o gado”, analisou o superintendente da Acrimat , Luciano Vacari, que coordena o projeto.
Os municípios visitados estão em regiões que possuem 5 plantas frigorificas com capacidade de abate diário de 3.445 mil cabeças por dia, sendo uma do Marfrig, com capacidade de abate de 1.800, cabeças em Tangará da Serra, o JBS tem uma unidade em Juara para abater até diariamente até 825 cabeças e outra em Juruena para 900 animais, o frigorifico Guaporé em Juína para 500 animais e a planta da indústria Pantanal em Juara , que esta fechada e compromete o abate de 420 cab/dia.
A 3a rota do Acrimat em Ação vai realizar o projeto em municípios com os maiores rebanhos individuais de Mato Grosso, como Juara que é o primeiro do ranking com 926.735 mil cabeças e Juína com 603.775 cabeças.
O Projeto Acrimat em Ação
Associação dos Criadores de Mato Grosso - ACRIMAT, realiza no período de 8 de março a 29 de maio, a segunda edição do projeto Acrimat em Ação. Ao todo serão 30 cidades que irão receber a programação do Acrimat em Ação e foram selecionadas por serem os municípios mais influentes na produção de gado de corte do Estado e onde estão instaladas 60 mil fazendas. Do rebanho total de 29,1 milhões de cabeças de gado no estado, a equipe do Acrimat em Ação vai passar pelas cidades que detêm 12 milhões de cabeças.
Os temas das palestras são de assuntos vividos pelo homem do campo no dia a dia da fazenda: Programa ABC – Agricultura de Baixo Carbono; Manejo Sanitário; Sucessão Familiar; Perspectivas dos Negócios da Pecuária de Corte de Mato Grosso e Reforma de Pastagem. “O objetivo do Acrimat em Ação é pulverizar informações e nivelar o conhecimento dos produtores que detém o maior rebanho do Brasil, com ferramentas estratégicas para tomada de decisões e gestão da atividade, gerando melhores resultados nas ações planejadas”, disse o presidente da Acrimat, José João Bernardes.
A expectativa é de que mais de 3 mil produtores participem do projeto que vai envolver uma equipe multidisciplinar com 16 pessoas da Acrimat e de parceiros, como a Ong do setor produtivo Ação Verde, o Banco do Brasil, Biogénisis Bagó, Feicorte, Governo Federal, 48a Expoagro e Dow AgroSciences.
Ação de Sustentabilidade
O Acrimat em Ação irá percorrer cerca de 10 mil quilômetros com cinco carros. O trajeto e as ações que serão desenvolvidas irão emitir os chamados gazes CO². Para reduzir os impactos ao meio ambiente, a Acrimat e a Ação Verde irão plantar 3 mil árvores nas regiões por onde passar, sendo 100 mudas em cada município.
VEJA A PROGRAMAÇÃO:
ROTA 03
03/05 – Quinta-feira -Tangará da Serra
04/05 – Sexta-feira - Brasnorte
05/05 – Sábado - Juara
07/05 – Segunda-feira - Juína (As palestras serão realizadas no auditório da Ascom)
08/05 – Terça-feira – Castanheira
09/05 – Quarta-feira - Juruena
10/05 – Quinta-feira - Cotriguaçu
11/05 – Sexta-feira – Aripuanã
ROTA 04
21/05 – Segunda-feira –Rondonópolis
22/05 – Terça-feira - Guiratinga
23/05 – Quarta-feira - Barra do Garças
24/05 – Quinta-feira - Canarana
25/05 – Sexta-feira -Água Boa
26/05 – Sábado – Vila Rica
28/05 – Segunda-feira - Confresa
29/05 – Terça-feira - Querência
Fonte: JNMT c/ Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário