Venha investir em Cotriguaçu

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Ibama apreende 540 toneladas arroz em MT plantada em área ilegal

Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreenderam 540 toneladas de arroz, em Feliz Natal, região Norte de Mato Grosso. De acordo com a assessoria do Ibama de Sinop, a apreensão ocorreu devido o plantio ter ocorrido em uma área de 351,82 hectares cuja floresta foi derrubada. A multa aplicada chegou a quantia de R$ 1,7 milhão e faz parte da operação Verdes Veredas.

Em 2010, atendendo a um indicativo de desmatamento, através do sistema de detecção em Tempo Real (Deter), emitido por satélite, equipes do Ibama foram ao local conferir as informações e constataram um desmatamento ilegal de 351,82 hectares dentro da Floresta Amazônica. A área foi embargada. Em 2011, vistoria constatou o descumprimento do embargo, o que gerou nova multa.

Este ano, dentro da operação Verdes Veredas, vistoria constatou novo descumprimento de embargo com plantação de arroz. A infração gerou multa e apreensão de todo o cereal. O autuado ficará como fiel depositário, responsabilizando-se pelo acondicionamento do produto até que o processo administrativo seja concluído.

Segundo o chefe da Divisão de Controle e Fiscalização do Ibama em Sinop, Werikson Trigueiro, o Ibama dará prioridade no andamento do processo, pois trata-se de apreensão de produtos perecíveis. "A estimativa é de concluirmos o processo de perdimento em, no máximo, um ano".

Fonte: 24 Horas News e Só Noticias   

Nenhum comentário:

Postar um comentário